terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ossadas encontradas em Moncorvo vão ser submersas pela barragem

Foram encontrados vestígios humanos com centenas de anos na aldeia de Felgar, em Torre de Moncorvo, numa zona que ficará inundada pela albufeira da barragem do Baixo Sabor.Os vestígios foram encontrados há cerca de duas semanas e são presumivelmente da Idade Medieval.  Foram localizados junto à antiga povoação de Cilhades.Pelo menos um crânio e mais algumas ossadas terão sido encontrados num local que já foi um cemitério, depois aterrado e transformado em laranjal, e que está a ser alvo de sondagens arqueológicas na sequência da construção da barragem do Baixo Sabor.
O povoado de Cilhades, situado na margem direita do Sabor e pertencente à freguesia de Felgar, é composto por várias casas em alvenaria de xisto. Nos estudos da barragem, reconhece-se que "o povoado de Cilhades [desabitado desde os finais do século XIX] constitui um caso exemplar, em termos patrimoniais e científicos, no vale do Sabor", uma vez que conserva "vestígios de ocupação humana continuada, desde a Idade do Ferro até ao presente".Tendo em conta os registos conhecidos de presença humana no local, estes vestígios agora encontrados já eram esperados pelos arqueólogos que ali trabalham.
Para além das ossadas, no local terão também sido identificados alguns vestígios que remontam ao período da romanização. A própria Junta de Freguesia de Felgar, já endereçou à EDP um pedido para o espólio que for encontrado na região ficar na freguesia, em exposição permanente.
Os trabalhos têm sido desenvolvidos ao longo dos últimos meses em toda a região afectada pela barragem do Baixo Sabor, que envolve os municípios de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro, e os resultados são reportados directamente ao Instituto de Gestão do Património Arqueológico e Arquitectónico (IGESPAR), que decidirá o futuro dos achados.
Escrito por Brigantia

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário