terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bragança - Casa abrigo sem financiamento

Há um ano que a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança está à espera para obter financiamento para a construção da casa abrigo.
O projecto até já tem terreno mas falta o dinheiro.Este equipamento para acolher vítimas de violência doméstica está orçado em 500 mil euros.  O presidente da associação diz que não pode suportar todo o investimento.“Temos um terreno disponível para a casa abrigo no Bairro dos Formarigos e estamos a aguardar que haja candidaturas ao POPH” refere. “A instituição só por si não tem meios para poder construir a casa abrigo. Estamos a aguardar há cerca de um ano para nos podermos candidatar” acrescenta Alcídio Castanheira para quem o processo “está num impasse pois precisamos de financiamento. Nós temos recursos para comparticipar a diferença, mas não temos uma candidatura”.
O POPH garantiria um financiamento na ordem dos 70%.Esta casa abrigo vai ter capacidade para acolher 30 mulheres, o suficiente para responder às necessidades do distrito.“Ao nível do distrito de Bragança só há uma casa abrigo que é a da Santa Casa da Misericórdia que tem cinco vagas. Frequentemente as pessoas têm de ser hospedadas em residenciais e hotéis para resolver o problema momentaneamente” afirma o responsável.
“Pelos casos que temos tratado penso que 30 lugares são suficientes para dar resposta ao distrito de Bragança, se bem que esta é uma resposta integrada a nível nacional, pois uma pessoa daqui pode ir para Faro caso não haja vaga aqui como o contrário também pode suceder” acrescenta.
Segundo Alcídio Castanheira este equipamento não está pensado apenas para acolher mulheres vítimas de violência doméstica.“Dá resposta integrada a todos os tipos de pessoas, géneros, idosos, jovens, inclusive o acompanhamento a filhos menores com as mães” afirma. Este projecto deverá criar cerca de 15 postos de trabalho.

Escrito por Brigantia
in:brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário