sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bragança: presidente da ULS quer reforçar serviços dos centros de saúde

António Marçoa é a partir de hoje o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, entidade que agrega os centros de saúde e os hospitais sob uma só gestão e já está criada há mais de meio ano.
Em declarações à RBA, António Marçoa assume como prioridade para os primeiros dias à frente da ULS os cuidados primários, mas não se compromete quanto a estes serviços. Para o economista, agora é tempo de avaliar e decidir a melhor forma de proceder à reorganização dos serviços de saúde:
“Os primeiros passos passam por tomar perfeita noção da realidade dos cuidados primários [centros de saúde], uma vez que ao nível dos cuidados hospitalares tenho uma noção próxima do que é a realidade”.
António Marçoa classificou ainda como “fundamental e prioritário atribuir a cada habitante do distrito de Bragança [e Foz Côa] um médico de família”. A medicina preventiva é o mais importante para o estado de saúde de uma região”, acrescenta Marçoa.
O presidente do concelho de Administração da ULS do Nordeste não se compromete com os serviços que deixaram de ser prestados nas últimas semanas nos centros de saúde, mas assume que o futuro passa por um reforço dos serviços ao nível dos cuidados primários prestados nos centros de saúde:
“Queremos inclusive fazer com que os cuidados hospitalares se espalhem, por assim dizer, pelos centros de saúde, queremos consultas de especialidade nos centros de saúde e um maior acesso por parte dos médicos dos centros de saúde aos especialistas hospitalares”
O economista António Marçoa já fez parte da direcção do hospital de Vila Real e, nos últimos cinco anos, fez parte da direcção do Centro Hospitalar do Nordeste – é aliás o único nome das anteriores administrações a fazer parte da gestão da Unidade Local de Saúde do Nordeste. Para esta nova administração, foram ainda nomeados os médicos Domingos Fernandes, para a direcção clínica hospitalar e Armandino Raposo para direcção clínica dos cuidados primários. Ângela Prior fica responsável pela direcção de enfermagem e Aida Palas pela área financeira.
A demora na nomeação de uma administração levou a que até ontem se mantivessem em funções as administrações do Agrupamento de Centros de Saúde e do Centro Hospitalar do Nordeste – um impasse que levou a que, recentemente, fossem interrompidos diversos serviços de especialidade dos centros de saúde por não haver uma gestão com autoridade para renovar os contratos dos profissionais.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário