segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cooperativa de Carrazeda pede ajuda à câmara

A crise toca a todos e a Cooperativa Agrícola de Carrazeda de Ansiães não foge à regra das organizações com problemas financeiros.O presidente da cooperativa foi à última Assembleia Municipal de Carrazeda, em que foi aprovado o plano e orçamento de 2012, desafiar o poder político local a ajudar a instituição.  “A situação não é desesperada mas é má e eu faço aqui um apelo aos políticos para que se debrucem sobre o problema e digam se querem que a cooperativa continue a funcionar no concelho, se queram ajudar a cooperativa que nunca recebeu um cêntimo da câmara de Carrazeda” refere João Rodrigues, lembrando que “nos foram prometidos seis mil contos e depois retiraram-no completamente”. Diz ainda que “como o Governo ajuda determinadas empresas também a câmara deverá dar uma ajuda a nível local. Com umas pequenas migalhas resolvia-se o problema da cooperativa”.
O também deputado municipal do PS explicou aos membros da Assembleia e do executivo camarário, que a Cooperativa, que nasceu como grémio da lavoura após o 25 de Abril de 1974, é importante para o desenvolvimento agrícola do concelho de Carrazeda, nomeadamente através do seu lagar de azeite.“A azeitona fica por apanhar e o azeite não tem preço que seja capaz de suportar as despesas para conseguir apanhar a azeitona. Por isso, se conseguirmos dar uma nova dinâmica à cooperativa poderemos ter muitas hipóteses de ajudar também os olivicultores e o concelho” refere.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Carrazeda prometeu estar atento à situação da Cooperativa Agrícola, salientando que um eventual apoio terá de estar de acordo com a lei.“O problema da cooperativa é um problema dos sócios e em parte do concelho. A câmara tem estado atenta a esta e outras organizações mas a verdade é que a câmara é obrigada a cumprir a lei no que diz respeito a apoios” argumenta José Luís Correia, acrescentando que “a cooperativa também tem de obedecer ao código cooperativo e dentro das possibilidades, da camara e da lei, nós participaremos”.O actual presidente está há 19 anos à frente da Cooperativa Agrícola de Carrazeda de Ansiães e promete que nas próximas eleições já não se vai recandidatar. Mas antes pretende que a Câmara de Carrazeda possa dar algum apoio para ajudar a organização a respirar melhor.

Escrito por CIR
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário