quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cybercentro fecha em Bragança

O Cybercentro de Bragança encerrou no final de Dezembro. Os utilizadores que procuraram aquele espaço no início de 2012 encontraram as portas encerradas e um aviso que dá conta da extinção do Centro de Tecnologias de Informação.O presidente da Associação Cybercentro de Bragança justifica o encerramento do espaço com a saída da Autoridade Nacional de Comunicações – ANACOM – do projecto e com o processo de extinção da Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação, que também era parceira do Cybercentro.   Hernâni Dias afirma que o projecto deixou de ter viabilidade com apenas um parceiro, a Câmara de Bragança.
“A Assembleia geral deliberou o encerramento do Cybercentro de Bragança, nomeadamente porque era composto por três parceiros, a ANACOM que já tinha saído há algum tempo, a FDTI estão num processo de extinção a nível nacional e o Cybercentro não poderia continuar com apenas um parceiro, que era a Câmara Municipal”, justifica o responsável.Segundo Hernâni Dias a baixa taxa de utilização registada nos últimos anos também motivou o encerramento do Cybercentro.
“O próprio Cybercentro cumpriu a função para o qual foi criado, nomeadamente o acesso às novas tecnologias da informação, que na realidade actual também mudou. Houve de facto uma generalização no acesso às novas tecnologias da informação e isso fez também com que o próprio Cybercentro tivesse menos utilizadores”, afirma Hernâni Dias.O encerramento do Cybercentro atira para o desemprego três pessoas.
O presidente da Associação afirma que em tempo de crise não era viável transformar aquele espaço noutro projecto.“O único parceiro que ficaria seria a Câmara o que inviabilizou a sua continuidade. Em relação à questão de se expandir para outra área qualquer não seria também viável numa altura que se vive tanta dificuldade”, acrescenta o presidente da Associação.Recorde-se que o Cybercentro de Bragança foi inaugurado a 10 de Janeiro de 2003, pelo então secretário de Estado do Desporto, Hermínio Loureiro.
Em Outubro de 2008 foi estabelecida uma parceria com a Localvisão TV na tentativa de dinamizar aquele espaço, não foi suficiente para impedir o seu encerramento.
As instalações do Cybercentro passam agora para a alçada da Câmara de Bragança, que irá decidir o futuro daquele espaço.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário