quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

IPB qualifica produção de cogumelos

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai criar um Curso de Especialização Tecnológica (CET) na área da produção de cogumelos, em parceria com a SousaCamp, uma empresa de Vila Flor que se dedica à produção e comercialização destes fungos.
O objectivo é qualificar mão-de-obra, mas o projecto não se fica pelos CET’s e as duas entidades vão, para tal, assinado um protocolo.
“Há um desejo da empresa de aumentar a sua capacidade de produção, mas para isso falta mão-de-obra qualificada. Nesse sentido o IPB disponibilizou-se para qualificar essa mão-de-obra através de um Curso de Especialização Tecnológica em cogumelos”, adianta o presidente do IPB.
Além disso, “quer nos cursos de licenciatura, quer nos cursos de mestrado, em áreas relacionadas com a produção de cogumelos, vão ser introduzidas disciplinas opcionais que os alunos podem frequentar, de acordo com as necessidades da empresa”, acrescenta o responsável.
Sobrinho Teixeira salienta que o Curso de Especialização Tecnológica não é exclusivo para os trabalhadores da empresa. “Não pode ser exclusivamente para os trabalhadores da empresa, porque o Instituto tem legislação a cumprir. Por isso, será aberto a trabalhadores da empresa, mas também a estudantes que tenham o desejo de aprender nessa área e que no futuro possam vir a ser funcionários da empresa”, refere.
As disciplinas poderão ser integradas nas licenciaturas e mestrados já em Fevereiro. O CET deverá arrancar no próximo ano lectivo.
“Na tabela de Curso de Especialização Tecnológica não há nada específico na área da produção de cogumelos, explica o responsável.
Neste sentido, o CET terá de ser criado do ponto de vista científico e pedagógico e proposto à Direcção-Geral do Ensino Superior. "Não tenho dúvidas que não irá apresentar qualquer problema do ponto de vista da utilidade do curso”, afirma Sobrinho Teixeira.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário