terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Miranda do Douro: Secretaria de Estado da Cultura apoia digitalização do acervo do Sons da Terra

A secretaria de Estado da Cultura (SEC) vai apoiar o processo de digitalização global dos arquivos do Centro de Música Tradicional Sons da Terra (CMTST), avançou fonte do gabinete de Francisco José Viegas.
O projeto tem como principal condição a salvaguarda e disponibilização dos registos documentais e fonográficos das tradições orais portuguesas e do património cultural imaterial do CMTST, tratando-se de uma operação de "enorme valor cultural e patrimonial".
"O trabalho implica a digitalização, serialização e classificação, sendo encarado como um grande desafio, numa altura em que alguns organismos locais viraram costas ao nosso projeto. Agora, todo o trabalho teve o seu início e está a ser apoiado pela SEC, para depois ser colocado à disposição dos investigadores", disse o diretor do CMTST, Mário Correia.
O projeto de digitalização dos arquivos fonográficos envolve a passagem para suportes digitais avançados, proporcionando assim a sua disponibilização a estudiosos, investigadores, músicos e demais interessados, e ainda a futura expedição de cópias para arquivos universitários, de forma a integrarem espólios documentais do património cultural imaterial português de entidades de "elevada "relevância cultural de âmbito nacional”.
Os materiais a digitalizar passam pelos Arquivos da Música Regional Portugueses (cassetes analógicas: 36 - duração total: 39 horas), Arquivos Sons da Terra (unidades de registo: 138 - duração total: 108 horas), Arquivos fonográficos do Nordeste Transmontano (cassetes analógicas: 42 - duração total: 40) e Arquivos Sonoros Mirandeses (bobines de fita magnética: nove - duração total: 06 horas e mais 43 cassetes analógicas, com a duração total de 33 horas).
O valor total do projeto ronda os 28.480 euros, estando dividido em três fases, destinando-
Todo o processo deverá ficar concluído dentro de 18 meses.
No final do processo serão efetuadas quatro cópias, destinadas à Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro e Museu da Música, cabendo a outra a uma instituição que se dedique a investigação da língua mirandesa, mas que ainda não foi criada, apesar de anunciada há já vários meses.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário