sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mirandela distinguida pelo apoio aos imigrantes

Município de Mirandela foi distinguido pelo apoio dado no âmbito do projecto “Guia de Integração ao Imigrante”.  
A menção honrosa foi-lhe atribuída pelo júri da Plataforma Imigrante. Esta Plataforma sobre Políticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes (Plataforma Imigração) funciona como meio para intervir, directa ou indirectamente, no acolhimento e integração de imigrantes em Portugal. Desde 2007 que a Plataforma Imigração atribui uma distinção anual à autarquia que tenha desenvolvido, no ano anterior, as melhores práticas de integração dos seus imigrantes.
O Município de Mirandela foi distinguido pelo apoio dado no âmbito do projecto “Guia de Integração ao Imigrante”, uma ferramenta que esclarece os direitos e deveres, bem como os locais e repartições públicas onde os imigrantes se podem dirigir para resolver os seus problemas. Segundo José Maçaira, vereador da autarquia de Mirandela, este guia tem sido bastante consultado.“Este guia é só para consulta, não o damos. Sentimos que é procurado pelos imigrantes.”Segundo este responsável, Mirandela acolhe um grande número de imigrantes, nomeadamente na Esproarte e escola profissional de agricultura de Carvalhais.“Só na escola de música, 40 por cento são imigrantes. Na escola de agricultura há muitos alunos da comunidade lusófona.”José Maçaira afirma que Portugal é o terceiro pais, a nível mundial, que melhor acolhe os imigrantes.
Este projecto agora distinguido foi idealizado por formandos do Curso EFA Instalação e Manutenção de Sistemas Informáticos, que decorreu em Mirandela nos anos 2009/2010.


Escrito por CIR
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário