segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"Para um Altar", do Mestre José Rodrigues vai estar patente no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros


A partir do próximo dia 13, com abertura marcada para as 18H00, estará patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros, a exposição “Para um Altar”, do Mestre José Rodrigues.
 A mostra, de elevada qualidade, compreende 12 retábulos em bronze, 12 retábulos em terracota e 3 Cristos em bronze. A temática assenta na inspiração bíblica (muito presente no percurso artístico do escultor), através da qual se faz a representação sagrada com um acentuado centramento no homem e nas suas (e nossas) marcas de identidade civilizacional, nas suas virtudes, angústias e tragédias.
Esta configuração representativa, exprime-se através da representação do sagrado e do humano, da busca do seu caminho, da sua viagem interior e da dinâmica vital que, pelo processo alquímico, o mestre escultor cria e transforma, imitando as divindades.
Tudo está presente nesta mostra: os deuses, os santos e os homens nas suas circunstâncias cósmicas, no ALTAR dos tempos.
A exposição de José Rodrigues é a terceira a ser recebida neste espaço do Museu de Arte Sacra. Inaugurada em maio de 2011, a Sala de Exposições Temporárias acolheu as obras da família Thedim em “Escultura Religiosa – Os gen(ios)es escultórios”, e os “Ex-votos de Balsamão”, que estiveram patentes ao público até final do ano.


in:noticiasdonordesteultimas.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário