domingo, 8 de janeiro de 2012

“Pintura Interrogada”


Foto: site de Luís Gordillo

A exposição “Pintura Interrogada” do pintor espanhol Luís Gordillo vai estar patente ao público no Centro de arte Contemporânea Graça Morais em Bragança a partir do dia 14 de Janeiro.
Gordillo é reconhecido como “ um dos artistas espanhóis que melhor interpretou a arte pop nos anos 60, e cujo trabalho explorou a importância da série e da repetição como prática oficinal, devendo-se-lhe o interesse pelos significados e pela vinculação do pensamento e da experiência à expressão estética, numa original e rica perspectiva psicanalítica”.
Distinguido em Espanha com os prémios mais importantes, Luís Gordillo é um pintor que está representado nos principais museus europeus e norte-americanos.
A partir do dia 14 de Janeiro a exposição “Pintura Interrogada” poderá ser visitada no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais em Bragança.
O pintor:
Nasceu em Sevilha em 1934, sendo atualmente uma referência artística na criação pictórica espanhola das últimas décadas. 
Estudou Belas artes em Sevilha onde assimilou grande parte da sua linguagem pictórica e uma estética muito pessoal e invulgar.
Influenciado pelo Informalismo, pela Pop Art e pela Nova Figuração, Gordillo exprime uma comunicação de cores onde se detectam novos “discursos” que emanam fundamentalmente do seu interesse particular pela psicanálise, pela cinematografia e pela música.
Artista com um já longo percurso, nunca deixou de experimentar novas técnicas ou novos meios, facto que o levou ao desenvolvimento de uma complexo universo narrativo assente numa abstracção levada quase que ao extremo.
Em 2007 foi galardoado o Prémio com o prémio Velasquez para as Artes Plásticas, tendo ao longo da sua carreira sido contemplado com outros inúmeros prémios e reconhecimentos .


in:noticiasdonordesteultimas.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário