sábado, 14 de janeiro de 2012

Sete distritos do Norte do país em alerta amarelo e Bragança em alerta laranja devido à neve e nevoeiro

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou em  aviso laranja o distrito de Bragança e em alerta amarelo sete distritos do Norte do país devido às condições meteorológicas adversas previstas para  hoje, nomeadamente queda de neve e nevoeiro.
O alerta laranja, de risco moderado a elevado, no distrito de Bragança  deve-se à previsão de queda de neve acima dos 800 metros e ao nevoeiro.
Devido também à queda de neve acima dos 800 metros, o IM acionou o alerta  amarelo (segundo de uma escala de quatro) para os distritos de Viana do  Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco. 
O IM prevê para hoje, nas regiões Norte e Centro, céu muito nublado,  apresentando-se temporariamente pouco nublado até ao final da manhã. 
Prevê ainda períodos de chuva fraca no litoral a norte do cabo Mondego,  a partir da tarde, estendendo-se gradualmente para o interior a partir da  noite e tornando-se moderada no Minho e Douro Litoral. 
Queda de neve a partir do final do dia acima dos 800/1000 metros e vento  fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado (20 a 30 km/h) do quadrante  sul no litoral e nas terras altas a partir da tarde. 
Na região Sul, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado,  tornando-se muito nublado a partir do final da tarde. 
Períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte de Sines a partir  do final do dia e vento fraco (inferior a 15 km/h). 
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 13 graus Celsius  para o Porto, 14 para Lisboa e 16 para Faro. 
Para domingo, é esperado céu geralmente muito nublado nas regiões Norte  e Centro, com períodos de chuva ou aguaceiros, que serão fracos em Trás  os Montes e Beira Alta a partir do início da tarde. 
Queda de neve acima dos 500/700 metros e vento fraco a moderado (10  a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando temporariamente forte (35 a 45 km/h)  nas terras altas até ao meio da manhã. 
Pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da máxima. 
Na Região Sul, o IM prevê céu geralmente muito nublado, com períodos  de chuva ou aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 900/1000 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste e pequena subida  da temperatura mínima e pequena descida da máxima. 


Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário