sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Simulacro nas obras da Escola Emídio Garcia


A capacidade de resposta dos Bombeiros de Bragança foi posta à prova, ontem, nas obras que estão a decorrer na Escola Emídio Garcia, em Bragança. Os soldados da paz foram chamados para um acidente de construção civil simulado para testar o plano de segurança implementado pela empresa responsável pela segurança na obra.  
O segundo comandante, Carlos Martins, faz um balanço positivo desta operação de socorro e realça que os bombeiros socorreram os dois feridos na obra em, apenas, vinte minutos.“O simulacro foi feito com o objectivo de pôr em prática o plano de emergência da obra, foi conseguido, acompanhamos os procedimentos dos trabalhadores, de quem dá o alerta e de quem toma as precauções desde o início. Foi conseguido. Evacuamos duas vítimas no espaço de 20 minutos. 
O que foi simulado foi uma queda de uma estrutura em que uma das vítimas ficou encarcerada dentro da estrutura”, explica o segundo comandante.Carlos Martins realça que é importante realizar este tipo de testes para que os bombeiros conheçam melhor os locais e possam dar uma resposta mais rápida e eficaz no caso de acontecer um acidente real.“Há alguma dificuldade no acesso, mas não é culpa da obra, é a via que não é muito larga. Mas eles estão bem estruturados, desde a sinalização, há sempre alguém responsável a acompanhar-nos e a indicar-nos o local, e estão bem organizados para chagarmos às vítimas o mais rápido possível. 
Este tipo de simulacros leva-nos a conhecer melhor os locais e o funcionamento destas empresas e ao conhecer o local conseguimos fazer um socorro muito mais rápido e eficaz”, realça Carlos Martins.
As obras de remodelação do antigo Liceu decorrem a bom ritmo e segundo Carlos Martins os Bombeiros de Bragança ainda não foram chamados a intervir em nenhum acidente de trabalho naquela obra.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário