segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sons da Terra com dois novos álbuns e críticas à câmara de Miranda

Preservar a tradição oral mirandesa. É esse o objectivo de um projecto do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, que ontem apresentou dois álbuns de música tradicional mirandesa. O som da sanfona é o mote para um dos dois álbuns apresentado ontem, o Sanfonices.Nele se reúnem diversas canções populares da tradição mirandesa.  “É um disco composto por músicas de embalar e romances, melodicamente pobre, mas pouco valorizada pela maior parte das pessoas”, explicou Célio Pires.Nele participaram António Garcia e Sérgio Martins.
A acompanhar apenas a sanfona de Célio Pires.“O único instrumento melódico utilizado é a sanfona, construído por mim. As músicas foram baseadas no cancioneiro tradicional mirandês e no saber da minha mãe”, disse.

Já o Camín de Cantares foi um projecto que nasceu de uma reportagem da televisão das Astúrias, em Espanha. Contou com a participação de Cármen Pires e do gaiteiro Aureliano Ribeiro, que teve “muito gosto em participar”.
Com estes já são 108 trabalhos editados pela editora Sons da Terra, que trabalha há 14 anos na preservação da tradição mirandesa.Um trabalho que tem sido pouco apreciado na região. Disso se queixa o seu mentor, Mário Correia, até porque, este ano, o centro de música tradicional perdeu o apoio da autarquia mirandesa.
“Não é dramático porque se encontraram alternativas. Caso contrário seria a negação da cultura por parte deste município. Mas os santos da casa não fazem milagres.”As alternativas passam, por exemplo, pela criação de um grupo de amigos, que já se comprometeu a comprar diversos CDs da Sons da Terra.O apoio da autarquia situava-se nos cinco mil euros por ano.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário