quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Torre de Moncorvo: Construção da barragem atingiu a "velocidade de cruzeiro"

A construção das duas barragens que fazem parte do complexo hidroelétrico do Baixo Sabor encontra-se em "velocidade de cruzeiro", prevendo a EDP que em 2014 o empreendimento transmontano seja entregue para exploração.
No local estão a trabalhar 1.450 pessoas, número que poderá aumentar para 1.700, ainda durante este ano.
"Do número de trabalhadores que operam na barragem, 25 por cento é recrutado nos concelhos envolventes à área de construção da obra", avançou o diretor de projeto da barragem do Baixo Sabor, Lopes dos Santos.
Segundo aquele responsável, a empresa que tem a seu cargo a montagem dos grupos geradores de energia que fazem parte do aproveitamento hidroelétrico já iniciou os trabalhos, prevendo-se que comecem a ser montados ainda no decurso deste ano.
Quanto ao início do enchimento da albufeira a montante, ou seja, a de escalão maior, já que o complexo hidrelétrico é constituído por duas barragens, este processo está previsto para abril ou maio de 2013.
A barragem de escalão inferior, junto ao sítio da Portela, deverá ficar concluída em novembro de 2012.
A EDP prevê ainda que em 2014 o empreendimento seja entregue para exploração durante um período de 75 anos.
A barragem do Baixo Sabor resulta de um investimento na região transmontana de 530 milhões de euros e fica situada no concelho de Torre de Moncorvo em pleno.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário