quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bragança - D. José convoca fiéis a segundas-feiras de oração

Foto: AP
Lectio Divina, na passada segunda-feira
Lectio Divina, na cripta da Catedral, durante a Quaresma.
Todas as segundas-feiras da Quaresma, na cripta da Catedral de Bragança, tem lugar a Lectio Divina Quaresmal de presidida por D. José Cordeiro, Bispo da diocese de Bragança-Miranda. A primeira realizou-se no passado dia 27 de Fevereiro e foi animada pelo Movimento Juventude Salesiana, de Mirandela, e Paróquia de S. Tiago, de Bragança. Este constituiu um momento de oração e escuta da Palavra que o Bispo da diocese pretende realizar durante a Quaresma. “É para nós um momento favorável do encontro com Cristo nesta Quaresma, cujo caminho tem uma meta que é a Páscoa no coração e na vida de cada um de nós”, explicou D. José Cordeiro.

Como sempre, a reflexão incide sobre o Evangelho do Domingo seguinte. Quem participa poderá, durante a semana interiorizar essa Palavra, a celebrar no Domingo.
Na passada segunda-feira, o Bispo diocesano recordou também a primeira escuta da palavra, experimentada no dia 5 de Dezembro de 2011, dinamizada pelo Moimento dos Convívios Fraternos e pelo grupo Ser Clave. Antes, na Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, D. José celebrou a Eucaristia na Catedral que encheu com pessoas dispostas a ouvir a Palavra e a preparem-se da melhor forma para a Páscoa, a “meta da Quaresma”, como o Bispo Diocesano recordou. “A Quaresma não propõe nada de extraordinário a respeito das exigências fundamentais da vida cristã. Insiste e sublinha a nível pessoal e comunitário algumas dimensões sintetizadas no jejum, na esmola e na oração.
Como S. Paulo dizemos, simplesmente que a Quaresma é "um tempo favorável" para avaliar atentamente a nossa vida e torná-la mais conforme às exigências do baptismo”, explicou o Bispo diocesano, acrescentando que a “a imposição das cinzas é sinal de penitência, humildade, do fogo purificador e do combate pelo bem”. Este é, sobretudo, um tempo propício a “recuperar o sentido penitencial e baptismal da vida cristã”.
Durante este período, além da Lectio Divina, às segundas-feiras às 21h30, recordamos que D. José irá presidir à celebração, na Catedral de Bragança, da Missa de Domingo de Ramos, às 11h00, da Missa Crismal, Quinta-feira Santa, às 11h00 e, no mesmo dia, à Missa da Ceia do Senhor, às 18h00. Na Sexta-feira Santa, à 9h30, também na Catedral, têm lugar as Laudes da paixão do Senhor e, às 15h00, a Celebração da paixão do Senhor. No Sábado, também às 9h30 são celebradas a Laudes de Sábado Santo e às 22h00 inicia-se a Vigília Pascal. No Domingo da Páscoa da Ressurreição a Missa é celebrada na Catedral às 17h00.

Por: Ana Preto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário