quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nunes pediu ao ministro para não deixar morrer os transmontanos por falta de serviços

Os habitantes do distrito de Bragança não podem ser votados ao abandono para morrer mais cedo do que o resto dos portugueses. O pedido foi deixado ontem pelo presidente da Câmara de Bragança na cerimónia de tomada de posse da nova administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
Numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Saúde, Jorge Nunes deixou seis apelos ao governante.Entre as prioridades estão a manutenção do helicóptero do INEM 24 horas por dia, a questão do transporte dos doentes, a criação de novas valências no distrito e, sobretudo, o reforço do financiamento da ULS.“Sem se resolver essa questão não se resolvem as fragilidades do sistema”, disse, apontando “respostas prioritárias que têm de ser dadas e a cardiologia é uma dessas”, perante situações em que temos concelhos em que a taxa de mortalidade por AVC ou enfartes é 2,7 vezes superior à média nacional. “Temos duas opções. Ou resolvemos o problema ou deixamos as pessoas morrer mais cedo”, sublinhouO autarca social-democrata apontou as estatísticas que revelam que “a taxa de mortalidade no Nordeste Transmontano em doentes de enfarte ou AVC é 58 por cento superior à média nacional e no concelho mais afastado dos hospitais de referência, Freixo de Espada à Cinta, é 2,7 vezes superior”.As especialidades mais próximas ficam a mais de 100 ou 200 quilómetros, em Vila Real ou no Porto, e até em casos de urgência as distâncias têm custos para os doentes, pois as ambulâncias de emergência médica transportam o doente para o hospital e regressam à base, “ficando o doente sem transporte público e por conta própria apôs a alta médica”.Jorge Nunes sublinhou que muitos destes cidadãos, já de idade avançada, com pensões de miséria de valor médio de 255 euros, são obrigados a pagar 125 euros a um táxi se o regresso for para Freixo de Espada à Cinta, ou 150 se for durante a noiteMas o ministro da Saúde acabou por fugir com o rabo à seringa. Mostrando ignorância nalgumas matérias, Paulo Macedo deixou entender que não há mais meios para a região e esquivou-se a tirar dúvidas como a do helicóptero do INEM ou a esclarecer a questão do transporte de doentes.“Em termos técnicos, duvido muito que deva haver serviços de cardiologia em todos os hospitais do país. Não é por estar a 200 quilómetros. Há especialidades que precisam de dimensão”, frisou.Ou seja, o ministro da saúde parece ter escolhido a segunda opção deixada por Jorge NunesJá António Marçôa, o novo presidente da ULS, também pediu mais meios devido às condições do distrito, com uma área muito grande e dispersa.
E deixou algumas promessas.
“A nossa realidade exige a aplicação de recursos acrescidos, nomeadamente em transportes e recursos humanos, alguma redundância de serviços e instalações”, disse. “Todavia, não nos esconderemos nesta realidade para não agir. Aumentaremos a produtividade da ULS, eliminaremos desperdícios, sem que tal nos impeça reconhecer a necessidade de discriminação positiva para a ULS do Nordeste.”
 Pouco satisfeito com as respostas, ou falta delas, do ministro da saúde, ficou Jorge Nunes, que promete continuar a lutar por melhor saúde no Nordeste Transmontano, pois é uma área vital para combater a desertificação. 
No final da cerimónia, o ministro da saúde fez ainda uma visita ao hospital de Bragança, para a qual os jornalistas estavam convidados mas de onde acabaram expulsos por um dos assessores de Paulo Macedo.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário