quinta-feira, 22 de março de 2012

«Limpar Portugal 2012» - 24 de Março é o «Dia L»


«Limpar Portugal 2012» - 24 de Março é o «Dia L»
A iniciativa à escala global vai envolver acções em 100 países, esperando-se a participação de 300 milhões de pessoas e a recolha de mais de 100 milhões de toneladas de lixo. Em Portugal, o objectivo da iniciativa passa por sensibilizar os cidadãos para a problemática das lixeiras e desperdícios em espaços verdes.
Depois do sucesso da iniciativa, que decorreu pela primeira vez em Portugal em 2010, o projecto «Limpar Portugal» 2012 regressa este ano com o objectivo já determinado em momentos anteriores: sensibilizar os portugueses para as problemáticas do lixo e do desperdício e para a importância da sustentabilidade ambiental. 
O mote para a campanha deste ano designa-se por «Let's do It! World Cleanup 2012» («Mãos à Obra! Limpar o Mundo 2012») e traz um objectivo ambicioso; erradicar as lixeiras ilegais das florestas dos países que adiram ao projecto a nível mundial. 
A organização conta com a intervenção de 300 milhões de participantes em 100 países. No final de dia 24 de Março, diz a organização, terão sido recolhidos mais de 100 milhões de toneladas de lixo.
Em Portugal, a iniciativa é organizada pela AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal, e contará com coordenações locais. A associação nasceu da organização do Projecto «Limpar Portugal», concretizado por mais de 100 mil voluntários a 20 de Março de 2010. 
«O “Mãos à Obra! Limpar Portugal 2012” conta com a acção de voluntários na organização e na coordenação e espera-se a adesão massiva na sua execução», refere a AMO Portugal no site do evento. 
Promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar as florestas, removendo todo o lixo depositado nos espaços verdes são alguns dos objectivos que a iniciativa tentará levar a efeito no nosso país. 
Os cidadãos podem consultar no site do projecto informações úteis, como os dias de recolha de lixo agendados bem como um manual de actuação e o mapeamento de lixeiras.
A iniciativa culmina com uma acção designada por «Dia L», precisamente a 24 de Março, data em que, pretende a organização, será recolhido o lixo depositado ilegalmente por todo o país.
Recorde-se que em 2010, o «Limpar Portugal» reuniu cerca de 100 mil voluntários por todo o território, que recolheram 50 mil toneladas de lixo, desde plásticos, vidro, lixo orgânico, madeiras, pneus, garrafas, colchões ou sofás.
De acordo com a AMO Portugal, realizaram-se em 2011 iniciativas de sensibilização ambiental e limpeza, concretizadas por cerca de nove mil pessoas.
Fruto do sucesso que o projecto teve em 2010, o «Limpar Portugal» foi também premiado com um «Green Project Awards», em Novembro desse mesmo ano, na categoria de Campanha de Comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário