segunda-feira, 26 de março de 2012

Sete anos depois, voltou a procissão do Senhor dos Passos a Edrosa

Sete anos depois, a tradição saiu à rua em Edrosa, no concelho de Vinhais, com a procissão das Cinco Chagas de Cristo.Um acto de fé que atraiu centenas de pessoas à aldeia há mais de 400 anos.A Fé move montanhas. Mas, em Edrosa, no concelho de Vinhais, também faz crescer batatas sem ser preciso ir buscar água aonde não a há. 
Pelo menos é essa a explicação para uma tradição que nasceu há mais de 400 anos e que ontem se voltou a cumprir.“Tínhamos aí um terreno bastante grande, que não dava nada, nem plantas, nem nada. Instituíram esta confraria e a fé levou-os ao Senhor das Cinco Chagas. Fizeram a primeira festa e, a partir daí, dá tudo. Dá batatas e nem é preciso regá-las. Ainda hoje”, garante Américo Rodrigues para quem, também este ano, apesar da seca, não vão faltar batatas na aldeia.Mas este não é o único milagre atribuído ao Senhor dos Passos de Edrosa.“Eu não me lembro mas sempre ouvi contar que aqui, ao fundo, estas casas começaram a arder. Não havia bombeiros e não conseguiam apagar o fogo. Foram buscar a imagem e o fogo extinguiu-se logo. O meu avô ainda se lembrava e era ele que me contava”, recorda.Mais recentemente, durante a Guerra Colonial do século XX, todos os habitantes da aldeia que foram lutar em África regressaram a casa sem um arranhão.É por estas e por outras que o seminarista Manuel Rodrigues explica que a procissão que ontem se realizou já tenha mais de 400 anos.“É uma procissão que se faz de sete em sete anos, e está na bula de fundação da confraria”, diz.A procissão começou no tempo do Papa Paulo V, em 1608.Mas a população continua devota.
“Parece-me que é bonita. Já participei muitas vezes”, conta Maria Gracinda. Abílio Gomes concorda que “é muito bonita”, mas é a primeira vez que participa. Já Vasco Rodrigues participa “todos os sete anos e está cada vez melhor”. Fernando Gonçalves é de Celas e veio “para ajudar”, apesar de nunca ter ouvido falar da procissão. Já Ricardo Brás, também de Celas, é da opinião que “não se pode perder” esta tradição.E Américo Rodrigues garante que é mesmo para não perder.“Enquanto este povo ainda tenha Fé, vai-se continuar a processar de sete em sete anos.”E até há quem venha de propósito de longe para assistir. Victor Serra veio de propósito da Alemanha. “Já há 40 anos que não vinha.”Segundo a organização, uma cerimónia destas custa cerca de 15 mil euros, mas as ofertas do povo chegam para a pagar.
Ontem, mais de 300 pessoas foram a Edrosa ver a procissão do Senhor dos Passos, que contou com a presença do Bispo da Diocese, D. José Cordeiro.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário