quinta-feira, 22 de março de 2012

Termas de Balsamão precisam de um investidor para arrancarem com obras

As termas da Abelheira, do convento de Balsamão, no concelho de Macedo de Cavaleiros, estão à procura de um investidor. O padre Basileu Pires, do convento de Balsamão, afirma que é necessário um grande investimento para legalizar as termas e reabri-las, por isso o convento não pode suportar essas despesas sozinho.
“Seria necessário legalizá-las mas isso exigiria um investimento de milhares de euros, que nós não temos. Por isso estamos à espera que alguém se queira associar a nós nesse investimento. Nós poríamos o terreno e a nossa boa vontade e este espaço que é muito agradável… o resto teria que alguém avançar”, referiu.

 Basileu Pires afirma que, antes de mais, é necessário fazer um projecto de avaliação do caudal das águas sulfúricas.
“Primeiro era preciso fazer um projecto de viabilidade económica, um estudo do caudal, se o caudal é suficiente para investir aí. E se é suficiente é preciso fazer um estudo arquitectónico e da valência das próprias águas, o que não é possível sem um investidor”, concluiu.

 As águas da Abelheira foram descobertas em 1860. Chegaram a ser muito procuradas nos anos 1970 e 1980, sobretudo por doentes reumáticos. No local existe um edifício de três pisos que que servia de albergue aos banhistas e que foi recuperado em 1960 na altura em que o convento também sofreu obras.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário