terça-feira, 10 de abril de 2012

25 de Abril - Um mês com José Afonso e Adriano Correia de Oliveira


Em todo o país são várias as iniciativas que evocam o mês que celebra o 25 de Abril de 1974. Iniciativas que, em 2012, não esquecem as comemorações dos 25 e 30 anos sobre as mortes, respectivamente, de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.
No âmbito das comemorações da morte de José Afonso, estão desde 9 de Abril a ser reeditados, com a chancela da editora Orfeu, 11 álbuns do cantautor. O primeiro lançamento é o trabalho «Cantares de Andarilho» (1968) e «Contos velhos, rumos novos» (1969), os dois primeiros registos do músico.
Ao longo dos próximos 12 meses serão lançados todos os álbuns de José Afonso publicados entre 1968 e 1981, em jeito de comemoração dos 25 anos sobre a morte do compositor.
Em Maio sairão os álbuns «Traz outro amigo também» (1970), «Cantigas do Maio» (1971) e «Eu vou ser como a toupeira» (1972). Em Outubro está previsto o lançamento de «Venham mais cinco» (1973), «Coro dos tribunais» (1974) e «Com as minhas tamanquinhas» (1976).
Entre Março e Abril de 2013, serão editados os últimos três trabalhos discográficos: «Enquanto há força» (1978), «Fura fura» (1979) e «Fados de Coimbra» (1981).
Entretanto, celebrando o 25 de Abril, há eventos de agenda programados em todo o país: tertúlias, concertos, peças de teatro, exposições, debates e intervenções poéticas.
Em diferentes locais da cidade de Lisboa vai decorrer o  «Cravos de Abril» (20 a 25 de Abril). Entre as várias actividades, a 20 de Abril, a Sociedade Portuguesa de Autores recebe a projecção dos documentários «Os índios da Meia Praia», de António Cunha Teles, e «À procura do socialismo», de Alípio de Freitas e Mário Lindolfo.
Já a 21 de Abril, decorre no Jardim de São Pedro de Alcântara, na capital, o concerto de homenagem a Zeca Afonso e a Adriano Correia de Oliveira integrado no projecto da AJA – Norte «Amigos Maiores que o Pensamento».
A 29 de Abril, decorre na Biblioteca da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Queluz, uma palestra sobre Zeca Afonso, que contará com a presença do jornalista Adelino Gomes.
Em Grândola, como já é tradição, a comemoração dos 38 anos da Revolução de Abril, conta com vários pontos de animação. A novidade deste ano é o regresso da festa das comemorações ao centro da vila. Os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal e o Coreto são os espaços emblemáticos em torno dos quais decorrem vários espectáculos e actividades na noite de 24 de Abril.
Mais a Norte, em Mira, de 20 a 30 de Abril, decorre a iniciativa «Abril, lembranças mil», com um programa que inclui exposições, projecções de filmes, tertúlias e concertos. A 28 de Abril, a homenagem a Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira, às 15h30, no salão nobre da Câmara Municipal de Mira, marca o ponto alto do evento.
Mas nem só por cá se comemora Abril. Na Galiza, na praça do castelo de Salvaterra de Minho, decorre a 28 de Abril, mais uma homenagem a Zeca Afonso, com tertúlias e concertos e que pretendem evocar o aniversário da morte do compositor e músico de Abril.


Café Portugal; Foto - AJA

Sem comentários:

Enviar um comentário