quinta-feira, 5 de abril de 2012

Acessibilidade e Mobilidade para Todos

Entre 13 e 24 de abril a Acessibilidade e Mobilidade para Todos vai estar em destaque em Alfândega da Fé.
A ideia é formar, informar e sensibilizar os agentes locais para as questões relacionadas com a mobilidade e acessibilidade. Isto através de um conjunto de ações de informação/sensibilização promovidas pela Associação LEQUE e que surgem no âmbito da execução do Programa Municipal de Promoção da Acessibilidade de Alfândega da Fé.

Recorde-se que Alfândega da Fé é um dos municípios que integram os Programas de Promoção da
Acessibilidade no âmbito do RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para as Acessibilidades, com o objetivo de desenhar “cidades para todos” e dar continuidade ao programa “Portugal mais Acessível”, lançado pelo Governo Português, em Lisboa, no dia 8 de outubro de 2008.

Com a aprovação da candidatura ao Plano De Promoção Da Acessibilidade - Alfândega Inclusiva, no âmbito do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH- QREN) Alfândega da Fé quer dar continuidade à eliminação progressiva das barreiras arquitetónicas, sociais e psicológicas que tanto prejudicam a vida dos cidadãos com mobilidade reduzida.
A promoção destas ações de informação/sensibilização insere-se neste objetivo, daí que estejam especialmente direcionadas para pessoas e/ou instituições diretamente relacionadas com o planeamento e desenvolvimento das cidades e vilas, nas suas mais variadas vertentes.
Pretende-se assim, sensibilizar técnicos autárquicos, gabinetes de projetos locais, instituições, operadores de comércio, turismo e transporte para as questões relacionadas com a acessibilidade e mobilidade, ao mesmo tempo que se fornecem os instrumentos necessários e se suscita o debate e troca de experiências que vão permitir desenhar um concelho acessível a todos e para todos.
Em Alfândega da Fé as ações têm lugar no Auditório da Biblioteca Municipal e estão programadas de acordo com o grupo a que destinam. No primeiro dia a ação é dirigida a técnicos Municipais da área de engenharia, arquitetura e urbanismo, enquanto que a 14 de abril se destina a técnicos do município que fazem atendimento ao público. As ações previstas para 16/17 e 23 de abril têm como destinatários IPSS, Agrupamento de Escolas, Centros de Saúde, Associações, entre outros. A ação para os operadores de transporte, turismo e comércio está agendada para 24 de abril. Aformação decorre em 2 períodos, entre as 9.00h e as 12.30h e as 14.00h e as 17.30h, num total de 7h.
in:noticiasdonordesteultimas.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário