quinta-feira, 12 de abril de 2012

Alfândega da Fé: Universidade Sénior abre na sexta-feira para dar mais vida aos anos


Alguns idosos de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, vão agora descobrir a escola que lhes foi vedada na infância, numa universidade sénior inserida num projeto concelhio que quer dar "mais vida aos anos".
Perto de 50 seniores estão já inscritos para a abertura das aulas, marcada para sexta-feira, na "universidade" que funcionará nas instalações do antigo centro de saúde local, segundo adiantou à Lusa a Câmara Municipal.
A autarquia apoia a iniciativa da Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, inserida num projeto mais vasto em curso no município com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, num concelho marcado pelo envelhecimento da população.
A frequência da universidade sénior de Alfândega da Fé é gratuita e alguns dos professores são seniores e voluntários, pelo que este projeto alia a componente da promoção do envelhecimento ativo à do voluntariado.
Nas salas de aula, os seniores vão ter trabalhos manuais, motricidade humana, educação física, técnicas de bordados, agricultura biológica, história de Portugal, história de Alfândega da Fé e expressão dramática e Saúde.
Os alunos terão ainda a oportunidade de aprender o essencial para uma conversa em inglês e francês e alguns de aprenderem a ler a escrever ou a aperfeiçoar a pouca instrução que lhes foi permitida na infância.
Numa altura em que se assinala o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre gerações, "esta escola informal assume-se como mais uma resposta social no sentido de criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio para maiores de 50 anos de idade", refere o município.
A Universidade Sénior de Alfândega da Fé "é um meio de aprendizagem que não conduz à certificação tradicional, mas está estruturada em termos de objetivos, duração e recursos", ressalva.
Os promotores da iniciativa pretendem criar um espaço "onde se vai privilegiar a divulgação cultural e o convívio social, seguindo um sistema de educação não formal e vem responder aos anseios e solicitações de muitos dos seniores envolvidos noutros projetos direcionados para esta população".
"Dar vida aos anos" é o propósito do "Vencer o Tempo nas 7 Cidades", um projeto nacional em que a autarquia transmontana está envolvida para "proporcionar aos seniores do concelho um envelhecimento ativo, participado e solidário".
Valores como a "partilha, a entreajuda e a solidariedade são os pilares do projeto que faz do convívio intergeracional a ponte para quebrar a solidão, combater o isolamento e valorizar a experiência que a idade acarreta".
A autarquia já conseguiu que algumas dezenas de jovens do concelho "adotassem", cada um, dois idosos para "cuidar" através de palavras e de gestos de amizade e respeito.


HFI.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário