sábado, 14 de abril de 2012

Aluno da Esproarte vai participar na Capital Europeia da Cultura


Um aluno da Esproarte (escola Profissional de Arte de Mirandela) foi seleccionado para integrar a Orquestra Sub 21 Europeia, do mais recente projecto de Guimarães 2012, capital europeia da cultura.
Nuno Ferreira foi um dos seis violoncelistas admitidos para fazer parte desta orquestra que é constituída por 76 elementos no total.
Nuno Ferreira está radiante com este novo desafio e está preparado para o primeiro concerto desta orquestra europeia que está marcado para o próximo domingo, na capital europeia da cultura.
Integrar e potenciar o talento de jovens artistas num evento cultural único é o objectivo do projecto da orquestra sub/21 europeia, o mais novo projecto de Guimarães 2012, capital europeia da cultura. A iniciativa vai ainda fomentar a criação de uma rede artística - nacional e internacional - entre escolas de ensino vocacionado, que vão ter o papel de dinamizar o projeto. Nuno Ferreira, violoncelista de 16 anos, que frequenta o 11.º ano da Esproarte, foi um dos seleccionados e não esconde o orgulho em integrar este projecto.
“Senti-me feliz e orgulhoso por me poder associar a um evento único que é “Guimarães a Capital da Cultura”, e ainda por cima através da integração deste fantástico projecto. Sinto-me um privilegiado ao fazer parte deste projecto. É um projecto ambicioso que me proporciona a oportunidade de trabalhar já num quadro semi-profissional e com os melhores músicos do país”, frisou.
Os músicos em formação terão a oportunidade de trabalhar num quadro semi-profissional ao mesmo tempo que serão acompanhados por profissionais. A orquestra, dirigida por Vítor Matos integra os melhores jovens músicos de escolas europeias. Depois de audições e ensaios, agora decorre o período de estágio, no Instituto de Design, e a primeira apresentação em concerto desta orquestra sub-21 vai decorrer no próximo domingo, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila-Flor, em Guimarães.
 Nuno Ferreira amite que existe muita ansiedade dado que o concerto já tem lotação esgotada.
“Há muita expectativa e muita ansiedade e tudo isso tem um preço. Desde segunda-feira que trabalhamos intensivamante o reportório até às onze e meia da noite e assim será até domingo. Mas está a ser bastante bom, o ambiente é bom, os músicos são bons, o maestro é bom, a orquestra trabalha muito bem. Pelos vistos estamos a ter sucesso porque o primeiro concerto no Centro Cultural de Vila Flor já se encontra praticamente esgotado”, diz.
O jovem Mirandelense tece rasgados elogios à Esproarte que diz ter-lhe mudado a vida e não tem dúvidas em afirmar que entrar na escola profissional de arte de Mirandela foi a melhor decisão da sua vida.
“Esta escola mudou a minha vida porque sempre tive aquele bichinho, aquela paixão pela música e quando descobri que tinha oportunidade de seguir essa música e esse gosto e continuar também com o ensino normal, de relação sociocultural, ter acesso à cultura geral. Fico muito contente e neste momento estou feliz. Foi a melhor opção que tomei, foi ter ido para aquela escola. É uma escola com qualidade, muito bons professores, músicos que trabalham e que gostam do que estão a fazer”, concluiu.
 Nuno Ferreira foi um dos seis violoncelistas seleccionados para esta orquestra que integra, no total, 76 elementos.
A primeira apresentação em concerto desta orquestra sub-21 vai decorrer no próximo domingo, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila-Flor, em Guimarães.


Escrito por Terra Quente (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário