sexta-feira, 27 de abril de 2012

Autarca de Miranda do Douro quer o IC5 até Espanha


Colocar a ligação do IC5 até Espanha na agenda de trabalhos da próxima Cimeira Ibérica é o objectivo do presidente da Câmara de Miranda do Douro. 
Artur Nunes diz que o prolongamento desta via de Duas Igrejas ainda não tem data para avançar, porque não é uma obra prioritária para o governo espanhol. “Foram feitas grandes ligações de Madrid a Valladolid e a Léon mas, de facto, nunca houve esta visão para Portugal. E isto criou-nos aqui problemas porque não priorizou em matéria de desenvolvimento regional neste território as ligações com Espanha. 
E o IC5 cai exactamente aqui, ou seja, não são prioritárias para Castilla e Léon as ligações com Portugal”, constatou.
O presidente de Miranda do Douro espera agora que os dois governos entrem em acordo para dar continuidade ao IC5 até ao país vizinho. O assunto poderá ser discutido na Cimeira Ibérica, que poderá realizar-se ainda este ano.“A proposta e a informação que temos é que este assunto vai ser levado à Cimeira Ibérica porque não depende de nós. 
Depende do Ministério das obras Públicas português e o Ministério de Fomento espanhol. A nova ministra de Fomento é de Zamora, penso que poderemos ter aqui uma grande força nesse sentido”, acrescentou.
À semelhança do que aconteceu com o comboio também o IC5 parou em duas Igrejas. Artur Nunes espera agora que o projecto do IC5 seja desbloqueado na próxima Cimeira Ibérica.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário