sexta-feira, 20 de abril de 2012

CDS acusa câmara de Mirandela de mentir aos munícipes

O Vereador do CDS/PP da Câmara de Mirandela acusa o executivo de mentir aos munícipes ao esconder os números reais da dívida da autarquia que ascende aos 29 milhões de euros. Nuno Sousa sugere mesmo que o vereador da gestão financeira, José Maçaira se demita.
Para o vereador do CDS/PP, o relatório da prestação de contas relativo a 2011, apresentado na reunião de câmara, desta semana, representa o fracasso de uma década de gestão esbanjadora, de uma gestão financeira negra e sem os resultados práticos desejáveis, de um constante incumprimento das promessas e opções estratégicas assumidas pelo PSD. Nuno Sousa responsabiliza não só José Silvano, anterior autarca, mas também o actual presidente do Município, António Branco, e o vereador com o pelouro da gestão financeira, José Maçaira, pela situação económico-financeira da autarquia que classifica de desastrosa“Apesar de o anterior presidente da câmara sentir essa necessidade de revelar publicamente o pedido de desculpas pelo que foi a sua gestão autárquica durante 15 anos, hoje são tão responsáveis porque estão na autarquia há dois mandatos.
”Nuno Sousa acusa mesmo o executivo de ter mentido aos mirandelenses relativamente ao valor real da dívida que já ascende aos 29 milhões de euros. O vereador do CDS/PP refere que há um desvio de sete milhões de euros e até desconfia que o valor da dívida seja ainda maior “Durante estes anos todos o executivo escondeu à oposição o valor das dívidas. Mentiram à oposição e aos mirandelenses. Hoje somos confrontados com uma dívida de mais de 29 milhões de euros, com um desvio de mais de sete milhões face ao que se conhecia.
É preciso saber se esta dívida é real ou se, não sendo real, ainda haverá mais surpresas desagradáveis. E acresce ainda exigir explicações ao responsável pelo plano e orçamento. Onde foram gastos os sete milhões que agora apareceram?”Perante esta realidade, e considerando a contracção recente de um plano de saneamento financeiro, no valor de cerca de sete milhões de euros, Nuno Sousa sugere mesmo que o vereador responsável pela gestão financeira do Município deve reconsiderar o exercício das suas funções.“Há que saber assumir consequências políticas desta situação financeira drástica que a câmara atravessa e considerando a contracção de um plano de saneamento financeiro, o vereador José Maçaira deve reconsiderar o exercício das suas funções como responsável do plano e orçamento deste município.
”A terminar, o vereador do CDS/PP, que também é o líder distrital dos populares, considera que o executivo hipotecou o futuro de gerações vindouras e condicionou a credibilidade politica deste Município.
Refira-se que o teor destas declarações constam igualmente na declaração de voto que Nuno Sousa apresentou na reunião do executivo justificando o voto contra o relatório de prestação de contas referente a 2011 e que será alvo de discussão na Assembleia Municipal de Mirandela do próximo dia 27.Instado a comentar, o presidente da Câmara de Mirandela remeteu explicações para a Assembleia Municipal da próxima semana.Até ao momento, ainda não foi possível obter uma reacção de José Maçaira.

Escrito por Terra Quente (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário