quarta-feira, 4 de abril de 2012

Crianças aprenderam a fazer folar no forno comunitário

Já cheira a folar. A Páscoa está quase a chegar e já há quem faça a tradicional iguaria transmontana. Ainda ontem o forno comunitário da freguesia de Santa Maria, em Bragança encheu-se de crianças e idosos que meteram as mãos na massa.
Uma tradição que passa de geração em geração e que o Núcleo Distrital de Bragança da EAPN-Rede Europeia Anti Pobreza, quis reavivar com utentes de mais de uma dezena de instituições. Ivone Florêncio, técnica do núcleo explica que o objectivo é partilhar experiências entre os utentes das instituições de Bragança.

 “São utentes de instituições que trabalham com crianças, com jovens, idosos e deficientes. O objectivo é promover actividades que promovam a partilha de experiências entre as diferentes gerações.
Pomos os idosos a ensinar às crianças e jovens tradições do tempo deles. Simultaneamente ajudamos os idosos a tornarem-se, activos e sentirem-se úteis e ao mesmo tempo pretendemos mostrar que os idosos não são inúteis, desmistificar preconceitos que possam existir nos jovens relativamente à terceira idade.
Pretendemos mostrar que eles têm muito para ensinar”, revelou.Marília Reis tem 78 anos e faz folar desde 10. Por isso passa a sabedoria aos mais novos.“Primeiro põe-se a farinha na masseira. Depois deitam-se os ovos, depois o azeite, depois deita-se o fermento. Depois amassa-se aquilo tudo e tem que se bater bem ‘batidinho’. Quanto mais batida, melhor”, constatou.
As crianças do jardim de infância de Santo Condestável parecem ter entendido a lição. O folar também agrada aos mais novos.“Já tinha visto fazer à minha avó. Hoje aprendi a fazer folar. Gosto de folar”, disse Adriana Santos.“Põe-se ovos, carne, farinha, sal..”, acrescentou Pedro Pires.Já Ana Loureiro refere que a mãe “costuma fazer sempre folar” mas este ano não sabe se “vai ser o pai ou irmão”. Do forno comunitário de Bragança saíram ontem folares quentinhos para os utentes das instituições da cidade.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário