segunda-feira, 30 de abril de 2012

Encontro diocesano juntou em Bragança mais de 400 jovens do distrito

Cerca de quatrocentos jovens do distrito, pertencentes na sua maioria a grupos juvenis católicos, estiveram ontem reunidos na Catedral de Bragança para celebrar o Dia Diocesano da Juventude.
O responsável pela Pastoral Juvenil da Diocese Bragança-Miranda, o Padre Eduardo Novo, faz um balanço positivo da iniciativa mas admite que é necessário cativar mais jovens para este tipo de actividades.

 “São de nove a 11 movimentos na nossa diocese. Uns em bom trabalho, outros ainda adormecidos”, frisou. A novidade deste ano foi a interpretação de alguns dos hinos musicais que marcaram as Jornadas Mundiais da Juventude a partir da década de 1980 até à mais recente, que se realizou em Agosto do ano passado, em Madrid. Mais de uma dezena de grupos dramatizaram na cripta da Catedral as mensagens interpretadas em cada hino, recorrendo a cenários e guarda-roupa alusivos a cada tema.
Uma novidade que surpreendeu o próprio Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, que gostou do resultado final.
“Contra todas as expectativas foi um dia feliz e com muita gente. É já lançado o repto para o próximo ano, no Santuário de N. Sra. da Assunção, em Vilas Boas, mas o mais importante é que estes jovens possam contagiar novos jovens com a alegria da Fé.”

 Quem participou diz ter valido a pena. 
É o caso de Mafalda Pinto do grupo de Jovens MIC (Marianos da Imaculada Conceição) de Balsamão, no concelho de Macedo de Cavaleiros e de Mário Alves do Agrupamento de Escuteiros de Bragança.

 Para além do convívio proporcionado neste dia, garantem que é uma mais valia pertencer a estes grupos diocesanos.
“É espírito de entreajuda e, mais do que isso, sermos irmãos e crescermos na Fé”, diz Mafalda Pinto. Mário Alves veio “pela primeira vez” e criou “laços de amizade”.
A próxima actividade que está a ser  preparada pela Pastoral Juvenil da Diocese Bragança-Miranda é o Fátima Jovem.
Uma iniciativa que promete reunir em Fátima cerca de duas centenas de jovens do distrito de Bragança, já no próximo fim-de-semana.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário