quarta-feira, 4 de abril de 2012

Espinhoso recria Via Sacra

Em período Pascal, o Nordeste Transmontano recupera ainda algumas das tradições religiosas, que se perdem na memória dos tempos. Os últimos momentos da vida de Jesus Cristo são revividos na próxima Sexta-feira Santa na aldeia de Espinhoso, em Vinhais, numa recriação feita pelos populares.
Em plena quadra de Quaresma a Associação Recreativa e Cultural Espinhosense vai executar mais uma representação pública de catorze cenas da Via Sacra.“A nossa Via Sacra é um misto de encenação e acção. São 14 cenas”, explica Jorge Pinheiro presidente da Associação e também um dos responsáveis pela encenação da Via Sacra. O mesmo responsável afirmou que o apoio que tem recebido, tanto da população como da Junta de Freguesia local e de Vinhais, tem sido essencial para levar adiante este tipo de actividades. Para a execução desta encenação, a organização conta com participação de vários figurantes, todos voluntários da aldeia.“São 40 figurantes, vestidos a rigor. Os trajes são riquíssimos, não são baratos. Uns são emprestados e outros são alugados pela associação.”
Neste momento a organização apura os últimos preparativos, para a tarde de Sexta-feira Santa com o objectivo de reviver os últimos momentos da vida de Jesus de Nazaré.


Escrito por Rádio Vinhais (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário