segunda-feira, 23 de abril de 2012

Expo Trás-os-Montes termina com balanço positivo

Terminou ontem com um balanço positivo a 1ª edição da Expo Trás-os-Montes, que decorreu no Parque de Exposições do Núcleo Empresarial de Bragança.
O presidente do NERBA, Eduardo Malhão, diz que o objectivo de reunir os produtos de excelência produzidos em Trás-os-Montes foi conseguido e garante que é uma iniciativa para continuar. “Só pode ser um balanço positivo na medida em que atingimos o nosso objectivo que era dar mais notoriedade e mais visibilidade à região e aos nossos produtos de excelência. Nessa perspectiva excedemos até as expectativas, uma vez que conseguimos reunir aqui um conjunto de expositores do melhor que temos e conseguimos preencher o pavilhão de exposições. Ficam aqui lançadas as sementes de futuro.
Penso que é uma oportunidade de unirmos Trás-os-Montes em torno de um sector que é de capital importância para o futuro da região”, enaltece Eduardo Malhão.Durante os quatro dias do certame passaram pelo pavilhão do Nerba cerca de 10 mil pessoas, um número abaixo das expectativas da organização. “Esperávamos bem mais visitantes.
Nós procurámos mobilizar as autarquias de todo o distrito também para atrair visitantes. Contudo, atendendo à conjuntura que atravessamos que não é fácil e também ao estado em que se encontra o IP4, não tivemos o retorno correspondente às nossa expectativas em termos de visitantes.
Temos também que perceber que é a primeira edição e não podíamos contar com enchentes. Por outro lado, não é uma festa popular, mas uma exposição de produtos de excelência e a massificação é incompatível com a excelência”, realça o presidente do NERBA.
Os expositores que marcaram presença na Expo Trás -os- Montes também esperavam mais visitantes, mas mesmo assim fazem um balanço positivo da participação neste certame.“É um balanço positivo. É o primeiro ano, tem que haver mais divulgação, mas estamos muito satisfeitos”, afirma Alberto Fernandes, da Bísaro Salsicharia, de Gimonde.“Vale sempre a pena participar para estabelecer novos contactos”, defende o produtor e engarrafador de Vinhos de Sendim, Aquilino Rodrigues.Telmo Ramos, produtor de Queijo DOP no concelho de Vila Flor, também diz que a participação foi positiva, mas lamenta a fraca afluência de público.“O balanço é positivo.
O importante aqui é mostrar que Trás-os-Montes está vivo e que temos bons produtos para mostrar ao País e ao mundo”, garante Elisabete Ferreira, representante do Pão de Gimonde.
Produtos de excelência que ganham uma nova montra na Expo Trás-os-Montes, um evento para continuar no calendário de certames da região.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário