sábado, 14 de abril de 2012

Foi inaugurada esta sexta-feira a Universidade Sénior de Alfândega da Fé. As actividades lectivas já


Foi inaugurada esta sexta-feira a Universidade Sénior de Alfândega da Fé. As actividades lectivas já estão a decorrer, mas as inscrições estão sempre abertas para a entrada de novos alunos. Patrícia Raimundo, assistente social da Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, a entidade responsável pela Universidade Sénior, diz que esta universidade funciona semanalmente e há um vasto leque de disciplinas em que os alunos seniores se podem inscrever.
  “Agora vamos começar com o terceiro trimestre, que terminará em Julho, e depois em Setembro retomamos a actividade lectiva, com as pausas normais, de Páscoa, Natal e férias de Verão. Temos um horário semanal. Neste momento, temos 11 disciplinas, mas temos mais disciplinas que ainda não temos horário para elas, estamos nos últimos ajustes de horários. Temos disciplinas desde Educação Física, Informática, Trabalhos Manuais, Inglês, Francês, Alfabetização de idosos”, enumera Patrícia Raimundo.Esta escola já tem cerca de 50 alunos. Os seniores que entraram agora para a universidade mostram-se satisfeitos com o convívio e com as disciplinas leccionadas.“Inscrevi-me para sair de casa e pelo convívio e para conhecer pessoas, vejo aqui pessoas que nunca as tinha visto e isto tudo faz parte da vida. Ando eu e o meu marido”, conta Fernanda Costa, de 72 anos.
Também António Coraceiro, de 82 anos, se mostra satisfeito com a nova experiência na Universidade Sénior. “Agora nem que não queira tenho que trabalhar, nem que seja mexer os pés a dançar”, graceja o idoso.O mesmo exemplo seguiu Marília Vaz, de 72 anos, que se frequenta, agora, a universidade para quebrar a solidão.
A Câmara de Alfândega da Fé também é parceira neste projecto. A autarca local, Berta Nunes, sublinha que o número de idosos a viver sozinhos no concelho de Alfândega é preocupante.“Nós temos 60 por cento das pessoas com mais de 65 anos a viver sozinhas. Antes de termos acesso a esses números nunca pensámos que a realidade fosse essa. Ou seja, a grande maioria dos nossos idosos vive sozinhos ou com outro idoso, mas os que vivem sozinhos são o dobro daqueles que vivem com outro idoso. 
E muito poucos dos nossos idosos vivem em famílias alargadas com pessoas em idade activa ou com pessoas jovens e isto significa que nós temos um problema muito grande de solidão”, constata a autarca. Para quebrar a solidão dos idosos, principalmente daqueles que vivem nas aldeias, um grupo de voluntários desloca-se às freguesias rurais para desenvolver actividades com os mais velhos. Rui José é o representante do Grupo de Jovens de Outrora e lembra que o objectivo é ajudar os seniores a manterem-se activos.“O nosso programa é mais para conviver com os idosos que se encontram isolados, que não têm com que se entreter. 
Por exemplo, na semana passada estivemos numa aldeia chamada Valverde em que fizemos convívio com eles, tiramos fotografias, cantamos, dançámos, conversámos com eles sobre a aldeia e as pessoas ficaram muito satisfeitas com a nossa colaboração”, enaltece Rui José.
Os idosos de Alfândega da Fé mais ocupados com a realização de actividades de convívio na vila e nas aldeias do concelho.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário