segunda-feira, 30 de abril de 2012

Freguesia de Horta da Vilariça

A freguesia de Horta da Vilariça está situada na parte norte do concelho de Torre de Moncorvo, na margem direita de um afluente do rio Sabor. Está rodeada pelas serras de Cabeço de Mouro, Castedo e Lousa. Delimita este município do vizinho concelho de Vila Flor. O seu povoamento remonta a épocas recuadas da história do homem. 
O habitat de Godeiros, situado em Godeiros / Olgas / Pala do Conde, remonta à época romana, embora tenha continuado a ser povoado até à Idade Média. Era um habitat de grandes dimensões, situado no sopé sul e sudoeste do cabeço dos Godeiros, entre o cabeço e a ribeira do Arco. À superfície, encontra-se uma grande quantidade de tégulas e telhas de meia cana e cerâmica comum, associados a muitas pedras de construção. Para além de materiais de clara cronologia romana, parece haver também alguns de cronologia medieval. O sítio arqueológico de Barral dos Passadores é de datação indeterminada. Foi descoberto durante prospecções realizadas no âmbito do projecto Arqueológico da região de Moncorvo, mas nada mais se sabe acerca das suas características. 
Em termos eclesiásticos, Horta da Vilariça foi uma vigararia da Colegiada de Torre de Moncorvo. No que diz respeito ao património edificado, fica a referência à Igreja Paroquial de S. Sebastião. A fachada principal termina em empena truncada por uma dupla sineira. Sobrepuja a porta principal um óculo. Chega-se ao templo através de uma escadaria de vários degraus.

Área: 1458 ha
População: 396 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Capelas de Nossa Senhora de Fátima, de S. Lourenço, Cruzeiro de Nossa Senhora dos Aflitos, Fontes
Património Paisagístico: Paisagem Natural de Vale de Vilariça
Festas e Romarias: Festas de S. Sebastião a 20 de Janeiro, de S. Lourenço em Agosto
Gastronomia: Azeite, Vinhos do Porto e de Mesa
Orago: S. Sebastião
Principais actividades económicas: Agricultura, Vinicultura, Olivicultura, Pastorícia, Indústria de Panificação, Comércio
Colectividades: Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Horta de Vilariça

Retratos e Recantos

Sem comentários:

Enviar um comentário