domingo, 15 de abril de 2012

Freguesia de Pombal de Ansiães

Situada na margem esquerda do rio Tua, a freguesia de Pombal encontra-se no extremo ocidental do concelho de Carrazeda de Ansiães, no limite do distrito de Bragança com o de Vila Real. Dista dez quilómetros da freguesia-sede. Os vestígios arqueológicos encontrados na área da freguesia são abundantes. 
Da Idade do Ferro é o sítio da Fraga da Aborraceira, onde foi detectada arte rupestre. A fraga é de médias dimensões e apresenta-se com uma superfície plana onde se encontram insculpidos uma série de círculos e semi-círculos, as tradicionais ferraduras e em associação alguns cruciformes. Na Igreja Matriz, aparece uma ara com uma inscrição romana. Nela se pode ler: O(ptimo) M(aximo) / VICA(ni) / LABR(enses. 
No termo da freguesia, apareceram também, do mesmo período, cerâmica de construção - tegulae e imbrices, cerâmica comum e mós manuais. Inicialmente, Pombal esteve integrada no território de Marzagão, paróquia muito extensa que possuia o castelo de Anciães, reconquistado por D. Fernando de Castela em 1055. Marzagão que apresentou o vigário de Pombal (com uma renda anual de nove mil réis). Foi exactamente essa extensão que esteve na base da divisão da área original de Marzagão. Assim conseguiu Pombal formar freguesia independente. 
Em termos de património, uma palavra para a Igreja Paroquial de S. Lourenço, barroca e rococó. A fachada termina em empena truncada por dupla sineira. No interior, merecem destaque os retábulos laterais da nave e decoração da capela-mor e retábulo-mor rococós.

Área: 2033 ha
População: 700 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Capela de S. Lourenço, Capela de Nossa Srª de Lurdes e Igreja em Paradela, Santa Barbara, Alminhas em Pombal, Caldas de S. Lourenço, Escola Primaria, Edifício da Associação Recreativa e Cultural de Pombal
Património Paisagístico: Termas de S. Lourenço, margens do Rio Tua, Fraga das Ferraduras no lugar da Buraceira
Festas e Romarias: Festa do S. Lourenço (Padroeiro) no dia 10 de Agosto e Festa de S. Pedro no dia 29 de Junho, Festa de Aniversário da Associação Recreativa e Cultural de Pombal no dia 18 de Setembro
Gastronomia: Folar de Carne e Folar Doce
Locais de lazer: Polidesportivo em Pombal, Parque de lazer na parte de traz da Igreja e outro parque de Pombal
Espaços lúdicos: Internet na Junta, Biblioteca na Associação Recreativa e Cultural de Pombal
Artesanato: Ferreiro, Bordados à mão e à máquina
Lenda: Lenda da Moura Encantada
Turismo de habitação: Hotel de Turismo Rural Flor do Monte em Pombal
Turismo rural: Hotel de Turismo Rural Flor do Monte em Pombal
Orago: S. Lourenço
Principais actividades económicas: Agricultura, Vinha, Azeite, Amêndoa, Comércio (cafés), Construção Civil
Colectividades: Associação Recreativa e Cultural de Pombal e Clube Recreativo de Paradela.


Retratos e Recantos

Sem comentários:

Enviar um comentário