segunda-feira, 2 de abril de 2012

Incêndios massacram distrito de Bragança

Os incêndios não deram descanso aos bombeiros durante o fim-de-semana. No distrito de Bragança foram registados 15 fogos entre sábado e domingo. O incêndio mais significativo registou-se ontem, no concelho de Mogadouro. As chamas consumiram mato em pleno Parque Natural do Douro Internacional entre as quatro da tarde as oito da noite.
A combater as chamas estiveram 22 bombeiros, apoiados por seis veículos operacionais.De recordar que Bragança é o distrito onde ardeu mais área desde o início do ano. Durante os primeiros três meses de 2012 foram devastados mais de 7 mil hectares de mato e floresta só no Nordeste Transmontano.
 A vasta área ardida preocupa o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural. Daniel Campelo diz que o Governo quer apostar na prevenção dos fogos através do ordenamento florestal.
“Nós estamos a fazer tudo que está ao alcance dos serviços que têm essas competências, no sentido de reduzir o impacto dos fogos e sobretudo no que respeita à minha tutela na actuação para a prevenção dos fogos. Eu acho que Portugal gasta muito dinheiro no combate ao fogo, temos que concentrar o nosso esforço a montante, que é no ordenamento florestal para que por intermédio desse ordenamento seja mais difícil o aparecimento e mesmo o desenvolvimento dos fogos”, defende o governante.

 Daniel Campelo a defender o reforço da prevenção de fogos para reduzir os elevados custos no combate às chamas.
Ainda ontem, mas no distrito de Vila Real, um incêndio obrigou ao corte do IP4 ao final da tarde.
O fogo deflagrou ao início da tarde em Vale do Cunho, no concelho de Alijó, e foi combatido por 37 homens apoiados por dois helicópteros.
Perto das seis da tarde, numa altura em que as chamas já estavam dominadas, foi necessário cortar o trânsito no IP4 devido ao muito fumo que se fazia sentir no local.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário