quinta-feira, 12 de abril de 2012

IPB desenvolve presunto inovador


O Instituto Politécnico de Bragança está a desenvolver produtos alimentares para serem comercializados por empresas locais. Depois da produção de salsichas frescas e de mantas secas e salgadas de cabra e ovelha, surge agora um novo projecto. O professor da Escola Superior Agrária, Alfredo Teixeira, realça que o desafio é ensaiar diferentes tipos de presunto.
“Neste momento temos um novo projecto, que é o Bisobicape, que no fundo é trabalhar três novos produtos, nomeadamente um novo presunto de porco de raça bísara, que vai ter um tratamento diferente do habitual, e também presunto de perna de ovelha e perna de cabra e também a produção de um paté destas duas carnes”, salienta o Professor do IPB.Alfredo Teixeira frisa que estes produtos são inovadores em Portugal e têm potencial de mercado.“Estamos ainda numa fase experimental, mas já com alguns resultados que já estamos a passar para a indústria, uma vez que estes são projectos em co-promoção. Ou seja, tem uma indústria associada. No processo anterior foram registadas duas marcas novas e esperamos que este novo projecto também proporcione o registo de novas marcas de produtos. Também será uma forma de nós valorizamos produtos que não entram dentro das marcas de qualidade registadas com DOP e IGP”, realça o investigador.
Alfredo Teixeira diz que o IPB faz estudos a pedido das empresas, mas também há desafios lançados pelos próprios investigadores. Este trabalho de investigação é para a empresa Bísaro Salsicharia, em Gimonde (Bragança), que pretende diversificar o leque de produtos comercializados.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário