terça-feira, 10 de abril de 2012

Já têm dono os 800 metros da Estrada Nacional entre Vila Flor e Carrazeda de Ansiães

Já têm dono os 800 metros da Estrada Nacional 324 que ficaram por requalificar, entre os concelhos de Vila Flor e de Carrazeda de Ansiães. Em resposta ao deputado do PCP, Agostinho Lopes, o Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos, diz que este troço pertence ao município de Vila Flor, desde 2009, altura em que a via foi desclassificada e passou de Nacional a Municipal.
O Governo sublinha ainda que a responsabilidade da beneficiação do troço entre Carvalho de Egas (Vila Flor) e Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães) é da Câmara de Vila Flor, que não concretizou a obra por lapso.O vice-presidente da Câmara de Vila Flor desmente o Governo e diz que o lapso foi das Estradas de Portugal. Fernando Barros garante que o município se limitou a cumprir o projecto que foi elaborado pelas Estradas de Portugal.“Paralelamente a essa desclassificação há um protocolo para se fazer a requalificação desta estrada.
E nesse protocolo o que está previsto é a requalificação de 5 900 metros e foi um projecto feito pelas Estradas de Portugal. E foi isso que nós pusemos a concurso e que demos conhecimento previamente às Estradas de Portugal, que concordaram. Ficaram ali 800 metros. É aquilo que nós sabemos. Portanto não existe nenhum desacordo entre a Câmara de Carrazeda e de Vila Flor, o que há é uma falta de entendimento entre as duas Câmaras e as Estradas de Portugal”, realça Fernando Barros.
O vice- presidente da Câmara de Vila Flor diz ainda que a autarquia cumpriu escrupulosamente o protocolo elaborado pelas Estradas de Portugal. “O projecto foi feito pelas Estradas de Portugal. Eles tiveram ali um lapso, acho eu, não faz sentido no protocolo das obras estarem 5 900 metros e na desclassificação estarem mais 800 metros”, sublinha Fernando Barros.
O autarca diz que o município aguarda agora que as Estradas de Portugal aumentem o financiamento para que possam ser requalificados os cerca de 800 metros que ficaram de fora da empreitada.“Como no protocolo que as Estradas de Portugal fizeram com a Câmara de Vila Flor, que abrange duas estradas, a 324 e a 314, que vamos pôr agora a concurso, se eles entenderem, e parece que há abertura, de reforçar o montante para que nós possamos fazer esses 800 metros a Câmara de Vila Flor está disposta a isso.
Agora o que nós não podemos é na altura de controlo financeiro em que estamos não podemos dispor desse dinheiro para compor uma estrada que era nacional e foi desclassificada. Por isso, estamos receptivos a que as Estradas de Portugal resolvam o problema”, acrescenta o autarca.
A falta de dinheiro a adiar a requalificação de cerca de 800 metros de estrada entre Vila Flor e Carrazeda de Ansiães.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário