terça-feira, 3 de abril de 2012

José Rentes de Carvalho regressa com «O Rebate»

Chama-se O Rebate, foi escrito por José Rentes de Carvalho em 1971 e chega às livrarias no dia 13 pela mão da Quetzal. A chancela que tem vindo a reeditar toda a obra deste autor.
Depois de, em 2011, terem sido lançados os volumes «Os lindos braços de menina Júlia da farmácia» (contos) e «La Coca» (romance), o público português pode peparar-se para uma nova incursão no universo deste autor que, aos 82 anos, se continua a revelar como a voz mais inovadora e inteligente da prosa escrita em língua Portuguesa.
A narrativa de «O Rebate» decorre numa aldeia de Trás-os Montes que vê regressar um dos seus filhos, agora rico e casado com uma mulher francesa, bela e rebelde. A chegada destas duas figuras causa uma enorme perturbação na pequena comunidade. O dinheiro de Valadares e o apelo erótico da sua mulher vão acabar por desencadear uma série de pequenas tragédias existênciais.
Exímio contador de histórias José Rentes de Carvalho só recentemente foi descoberto pelo grande público português, apesar de ser há décadas um escritor de renome na Holanda, onde vive desde 1956.
De entre a sua vasta obra que inclui romances, contos, ensaios e artigos em jornais e revistas Rentes de Carvalho é ainda autor do blogue «Tempo Contado».

Joana Marques

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário