quarta-feira, 11 de abril de 2012

Miranda do Douro/Mogadouro - Linha do Sabor em bicicleta

Nos dias 21 e 22 de Abril vai realizar-se um passeio de bicicleta entre as localidades de Duas Igrejas, Sendim e Variz, um percurso pela antiga linha de caminho de ferro no troço que ligava os concelhos de Miranda do Douro e de Mogadouro.
Trata-se de uma organização da Associação Aldeia que prevê ainda uma tertúlia sobre “os tempos do comboio” e refeições convívio. A chegada do comboio às zonas mais remotas do interior era motivo de festa. Enfeitava-se a estação, o comboio e... tiravam-se fotografias! O comboio passava a transportar magalas para o litoral, produtos hortícolas para a família distante e o tão ansiado correio. Junto a algumas estações desenvolveu-se o comércio, cresceram armazéns de cereais e chegaram jovens trabalhadores de outras regiões que se foram fixando.
É este ambiente de movimento que se pretende recriar. Com esta actividade A Associação Aldeia pretende, além de proporcionar um agradável passeio de bicicleta pelo Planalto Mirandês, dar a conhecer o entorno da linha: as suas estações, aldeias e gentes. “Quem conhece a importância que o comboio tinha para a população local, apercebe-se de como o seu desaparecimento afectou a vida de todos os que utilizavam o comboio que deixou de apitar a 1 de Agosto de 1988”, refere a associação.

1 comentário:

  1. Uma excelente iniciativa que conjuga o exercício físico, com a natureza e sobretudo com as recordações de uma linha ferroviária, que embora desativada, não foi arrancada dos corações das populações que a serviu.

    ResponderEliminar