quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mogadouro: Monóptero de São Gonçalo em processo de classificação para ser monumento de interesse público

O IGESPAR abriu o processo de classificação do monóptero de São Gonçalo para que o imóvel seja declarado monumento de interesse público.
Foi ainda criada, em torno do local, uma zona especial de proteção daquele elemento arquitetónico de linhagem barroca.
O imóvel de cariz religioso está situado na Quinta Nova, nas proximidades da vila de Mogadouro, tratando-se de "um exemplar único" na Península Ibérica.
"O município encara com satisfação todo este processo, já que se trata de um imóvel que vem enriquecer a nossa história, por ser considerado um monumento único na Península Ibérica, o que lhe confere valor patrimonial", disse o presidente da Câmara de Mogadouro, Moraes Machado.
O monóptero de São Gonçalo é propriedade privada e trata-se de uma monumento que os estudiosos afirmam ser dos finais do século 17 ou princípios do século 18.
Por outro lado, o autarca acrescentou que a proposta de classificação do imóvel religioso já vem desde 1993.
"Porém, em 1995, o processo ganhou "novo fôlego", por proposta do IGESPAR", frisou o autarca.
O monumento apresenta "evidentes sinais de degradação", sendo esta uma forma de preservar este "importante" elemento arquitetónico do concelho de Mogadouro.
"Acredito que este será o primeiro passo para a recuperação do monóptero", defendeu Moraes Machado.
Logo após a conclusão do processo de classificação do imóvel histórico, a autarquia mostra-se disponível para criar melhores acessos e ajudar na sua recuperação estrutural.
"O município nunca criou acessos condignos ao local onde se encontra instalado o monóptero, já que se trata de propriedade privada com limitações de determinada ordem", defendeu o autarca mogadourense.
A consulta pública com vista à classificação do monumento terminará no final de abril. As observações dos interessados deverão ser apresentadas na Direção Regional de Cultura do Norte, que se pronunciará num prazo de 15 dias úteis.

FYP.
Lusa

1 comentário:

  1. Foi pena que me tenha respondido numa sessão de Assmbleia Municipal que o problema era do IGESPAR...

    ResponderEliminar