segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nem uma Sopa


Hoje não tenho
fome.
Tenho abóbora, nabo,
cenouras
e + coisas para uma sopa
mas não me apetece
cozinhar. Não gosto, não
quero. As minhas mãos
estão sujas de tinta preta.
A perdiz começa a perder
Sangue pelo bico.


Está farta do meu
massacre mas eu
preciso dela.


Hoje
Amanhã
Depois.


Anoitece.


** O título é nosso e o poema de Graça Morais in «Paladares da Literatura» de Manuela Bentes [esposa do mirandelense Artur (Praia) Ferreira, reputado engenheiro a viver em Paços de Ferreira].
Nota 1: A pintora Graça Morais é a maior referência transmontana viva das artes plásticas. Os seus temas são, sobretudo, a mulher transmontana, a ruralidade do «reino maravilhoso».
Nota 2: Manuela Bentes é esposa do ilustre mirandelense, Artur Ferreira (Praia). Foi Professora e tem mais de uma dúzia de livros publicados. Preocupa-se muito com a memória imaterial do seu concelho, Paços de Ferreira, tentando «preservar ou ajudar a perceber o que é a Antropologia, a Etnologia e a Linguística». Com o livro «Paladares da Literatura» fez uma pesquisa antológica de alguns autores que nos falam de gastronomia, como Eça de Queirós, Virgílio Ferreira, Agustina e, ainda dos transmontano-durienses Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro e Miguel Torga. Um livro que esteve para ser apresentado na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga, mas devido a compromissos da escritora ficou cancelado.


Por: Jorge Lage
in:jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário