quinta-feira, 5 de abril de 2012

Obras nas igrejas da região estão quase prontas

As obras das igrejas de Castro de Avelãs e de Algosinho devem estar concluídas até ao final deste mês. A garantia foi deixada pelos técnicos da Direcção Regional de Cultura do Norte que passaram pelo distrito de Bragança, onde visitaram os vários templos que estão a ser intervencionados no distrito.
No caso da igreja de São Bento, que pertenceu ao mosteiro Castro de Avelãs, estão a ser investidos 74 mil 345 euros. As obras estão integradas no projecto “Plano de intervenção do Românico Atlântico”, no qual estão envolvidas a Fundação Iberdrola, a Direcção Regional de Cultura do Norte e a Junta de Castela e Leão. Ao todo o projecto contempla a recuperação de 33 igrejas, em Portugal e Espanha, com uma verba total de 4,5 milhões de euros e um prazo que pode ir até 2014. O arquitecto Gabriel Silva recorda que também está a ser intervencionada a igreja de Santo André, em Algosinho, no concelho de Mogadouro.
“A igreja do Algosinho, que está incluída também no programa de intervenções do Românico Atlântico e está com uma intervenção da cobertura, dos paramentos e do interior da Igreja, uma obra que estará concluída no final de Abril.”
Estão ainda a ser recuperadas com o mesmo projecto as igrejas de Malhadas, Adeganha e Azinhoso. Já a igreja de Santo Cristo de Outeiro está concluída. Durante a visita a este templo, os técnicos revelaram que há apenas alguns pormenores a ajustar, como por exemplo substituir as lâmpadas por leds para poupar electricidade. A requalificação da igreja de Outeiro inseriu-se num outro projecto, o “Património Religioso do Leste Transmontano”.
Teve um investimento de 140 mil euros comparticipados em 80 por cento pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), 10 por cento pela Direcção Regional de Cultura e os restantes 10 por cento pela autarquia de Bragança. A acompanhar os técnicos esteve um representante do QREN. O engenheiro Agostinho Costa refere que a visita foi um sucesso.
“Têm que ver quais são as candidaturas que têm pernas para andar e têm que ver o que está concluído e pago. É um êxito que está concluído.”
No âmbito do projecto “Património Religioso do Leste Transmontano” está agora ser intervencionada a igreja de Vimioso.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário