quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa: No Nordeste Transmontano há feriado para "desfazer" o folar e tolerância de ponto para visitas pascais

A segunda-feira a seguir à Páscoa é geralmente dia de descanso em muitos concelhos do distrito de Bragança, associado às tradições religiosas, como as visitas pascais, mas também a costumes de confraternização com as iguarias típicas da época.
Em Freixo de Espada à Cinta, segunda-feira depois da Páscoa é mesmo feriado municipal, criado a partir da tradição antiga de "desfazer" o folar, que nesta região é recheado de carne de porco e enchidos.
As gentes deste concelho, junto ao Douro Internacional, pegavam nas merendas à base das iguarias da quadra e iam para os campos, naquele que costumava ser um dia de descanso, mas também de confraternização.
"Neste momento, esta tradição já está um pouco desfigurada", segundo disse à Lusa João Paulo Castanho, relações públicas da autarquia local. Porém, mantêm-se o feriado municipal e "ainda há pessoas que continuam a 'desfazer' o folar".
O local predileto para um dia no campo é a praia fluvial da Congida, a zona de lazer mais emblemática do concelho, junto ao Douro.
A Câmara de Bragança, a capital de distrito, dá tolerância de ponto aos seus 365 funcionários na segunda-feira, mas por razões ligadas aos rituais religiosos da época, como acontece noutros municípios.
O vice-presidente, Rui Caseiro, justifica a decisão, tomada em reunião do executivo, com o facto de se tratar "de uma tradição em Bragança, uma prática desde que há memória".
"É tradição, em Bragança, fazerem-se neste dia as visitas pascais e as pessoas gostam de estar em casa para abrir a porta ao pároco", disse à Lusa.

HFI.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário