terça-feira, 24 de abril de 2012

Politécnicos: Responsáveis rejeitam reestruturação com fusões


O presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) afastou hoje a possibilidade de fusões entre as instituições que representa, preconizando um modelo de consórcios para reorganizar a rede e a oferta formativa.
Sobrinho Teixeira adiantou hoje à Agência Lusa que a reorganização da rede de ensino superior vai ser analisada no congresso dos institutos politécnicos, que decorre na quinta-feira e na sexta-feira, no Porto, para debater o futuro deste sistema de ensino.
Os politécnicos concordam com uma reestruturação, mas "sem fusões", segundo o presidente do CCISP, que aposta no agrupamento dos institutos, mas em consórcios, mantendo a autonomia de cada instituição.
Sobrinho Teixeira acredita que, desta forma, será possível reorganizar a oferta formativa e maximizar os recursos existentes, de maneira a "potenciar mais oferta e sem aumentar os custos para o país".
O presidente do CCISP entende que uma fusão idêntica à que está em curso nas universidades de Lisboa aplicada aos politécnicos iria "determinar a diminuição e até desaparecimento de instituto ou polos que se revelem mais periféricos relativamente à sede".
"Enquanto que uma fusão como a que está a acontecer em Lisboa é uma fusão dentro da mesma cidade e que tem um impacto, sobretudo, ao nível da capacidade de investigação e de ganho de dimensão, em termos de rankings, para a afirmação dessa própria universidade, uma fusão entre instituições que representem regiões diferentes não ganha qualquer objetivo em termos de eficácia", considerou.
Na opinião do presidente do CCISP, no caso dos politécnicos, a fusão poderia "representar uma concentração dos recursos onde ficar o ponto mais forte e, a prazo, o desaparecimento dos outros institutos e das outras escolas".
As consequências, segundo defendeu, seriam que "o país iria perder essa capacidade imensa que tem de garantir uma democraticidade no acesso ao ensino superior, como hoje está a garantir".
O presidente do CCISP citou ainda dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) para reclamar o contributo dos politécnicos na coesão nacional "por estar presente nas regiões, se envolver com elas e promover o desenvolvimento e também o aumento da massa crítica".
"O mais importante na coesão nacional é garantir a qualificação dos portugueses, quer sejam do Litoral, do Interior, do Centro ou do Sul", vincou, acrescentando que com o desaparecimento dos politécnicos, desaparecia também essa capacidade.


HFI.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário