sexta-feira, 20 de abril de 2012

Produtores e Escola de Gestão de Mirandela desenvolvem sistema de vigilância para colmeias

A Federação Nacional de Apicultores (FNA), em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela, está a desenvolver um sistema de vigilância e segurança de "baixo custo" para aplicar em colmeias.
"Nós temos de arranjar soluções para o problema dos furtos de colmeias, a baixo custo para o apicultor", avançou o presidente da FNA, Manuel Gonçalves.
Segundo o dirigente, estão já em curso trabalhos de investigação nesse sentido, dado que o problema afeta um número considerável de apicultores que, para além dos prejuízos relacionado com o furto de colmeias e enxames, e ainda têm que enfrentar às condições climatéricas adversas para o setor.
"Enquanto o sistema é desenvolvido, foram pedidas soluções para minimizar as perdas de colmeias por furto a empresas de segurança que poderão fazer o trabalho através de localização por GPS ou outro tipo de vigilância à distância", acrescentou.
O problema do furto de enxames é "grave" em regiões como o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) ou Terra Quente Transmontana.
Os apicultores transmontanos mostram-se "desesperados" com o número crescente
de furtos de enxames e de colmeias, uma situação que, para além da quebra na produção de mel, traz outros tipos de prejuízos, havendo mesmo casos onde os proprietários montaram vigilância apertada aos seus equipamentos.


in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário