domingo, 15 de abril de 2012

Produtos tradicionais - Concursos a nível nacional visam promover «genuinidade»


A Qualifica está a promover um conjunto de concursos no sentido de assegurar a genuinidade dos produtos tradicionais portugueses. A iniciativa que inclui, conservas, pães, folares, doçaria conventual, visa premiar os produtores que asseguram autenticidade, num esforço para garantir que os consumidores «não são enganados».
Ana Soeiro, secretária-geral da Qualifica, Associação Nacional de Municípios para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, disse que um dos objectivos dos concursos é «ajudar a clarificar conceitos» e a definir níveis de exigência que permitam diferenciar e «separar o trigo do joio».
A associação está a organizar concursos nacionais de Conservas de Pescado, de Pães, Broas, Folares e Bôlas, de Doçaria Conventual e de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa.
Para 2 de Maio está agendado o primeiro Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses, seguindo-se, a 9 e 10 de Maio, o de Queijos Tradicionais Portugueses com Nomes Qualificados e de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses com Nomes Qualificados.
No início de Junho será a vez dos Concursos Nacionais de Carnes Tradicionais Portugueses com Nomes Qualificados, que se juntam aos de Mel, de Azeite Virgem Extra e de Vinhos.
Os prémios serão anunciados e entregues no Salão «Prazer de Provar», durante a Feira Nacional de Agricultura, que decorrerá em Junho, em Santarém.
Ana Soeiro realçou a importância destes concursos na divulgação dos produtos de qualidade, o que começa a ser reconhecido pelos produtores. Como exemplo referiu o concurso nacional de queijos, que este ano vai já com o dobro das inscrições em relação ao ano passado.
No caso do Concurso Nacional de Doçaria Conventual, Ana Soeiro afirmou que apenas contou com a participação de nove doces a concurso, provenientes de vários pontos do país, número que acredita que irá aumentar depois de os promotores perceberem que «os prémios são uma grande promoção».
Ana Soeiro disse que esta iniciativa da Qualifica tem por objectivo principal «reforçar a exigência» e garantir que o consumidor «não é enganado», pois muitas vezes é levado a comprar «gato por lebre».
Segundo disse, há no mercado muitos doces que apresentam o rótulo de «conventual» sem o serem, apenas porque se vendem melhor, ou ainda muitos licores que o não são e que estão cheios de produtos químicos.
A Associação Nacional de Municípios para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses foi criada em 2008 e visa incentivar a produção tradicional e as especificidades decorrentes da sua origem geográfica.


in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário