terça-feira, 24 de abril de 2012

Reforma foraleira manuelina na Traga-Mundos


No dia 2 de maio de 2012, pelas 18h, a livraria-galeria Traga-Mundos, em Vila Real, apresentará vários eventos culturais - exposição, palestra e lançamento de duas obras relacionados com a reforma foraleira manuelina concretizada no reinado de D. Manuel I, o Venturoso.
Um dos eventos consistirá numa exposição fotográfica das páginas de rosto dos forais manuelinos de Trás-os-Montes, documentos iluminados de rara beleza e originalidade. A exposição será aberta dia 2, pelas 18h, e permanecerá na galeria até 19 de maio.
A docente e investigadora da UTAD, Olinda Santana, proferirá uma palestra sobre “Os Forais Novos de Trás-os-Montes” e fará a apresentação de duas obras da sua autoria sobre a temática foraleira: “Páginas de Rosto dos Forais Novos de Trás-os-Montes”, uma publicação do Centro de Estudos em Letras da UTAD, patrocinada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e “Liuro dos Foraes da Comarqua de Trallos Montes: abordagem histórica, cultural, discursiva e edição interpretativa”, uma edição do mesmo centro de investigação e da FCT.

Sem comentários:

Enviar um comentário