quinta-feira, 5 de abril de 2012

Seca já causou milhares de euros de prejuízos em Alfândega da Fé

A seca está a preocupar seriamente os produtores de Alfândega da Fé e a causar prejuízos de milhares de euros. A situação mais preocupante é a falta de pasto para o gado que está a causar prejuízos aos criadores.
Eduardo Tavares adianta que, só na Cooperativa Agrícola de Alfândega, os prejuízos deste ano já ultrapassam os 3 mil euros.
“Neste primeiro trimestre, o nosso gado não teve pasto e tivemos de recorrer a alimentos secos. E isso já se traduziu num gasto extra de cerca de três mil euros.”

 Eduardo Tavares garante que a produção de cereja ainda não está afectada porque está nesta altura a surgir a flor. Mas se a chuva teimar em não vir, a situação pode ser preocupante não só para a produção deste fruto mas também para a produção de frutos secos e azeite.
“Se o tempo se mantiver assim, para além da pecuária vai sofrer o azeite e os frutos secos, como a amêndoa, que está agora a vingar.”

 Uma preocupação comum aos produtores. Artur Aragão é produtor de azeite. Teme que o preço do azeite não aumente, caso haja menos produção, o que poderá trazer prejuízos a quem produz. “Se não chover, vamos ter grandes problemas no próximo ano. E isso não vai mexer no preço do produto.”
A seca a provocar aos criadores de gado e poder vir a diminuir a produção de azeite deste ano.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário