quinta-feira, 5 de abril de 2012

Só em Bragança e Freixo de Espada à Cinta não se trabalha na segunda-feira

Este ano, apenas em Bragança e em Freixo de Espada à Cinta não se trabalha na segunda-feira de Páscoa nas autarquias do distrito.
A de Bragança foi a única a conceder tolerância de ponto aos seus funcionários, ao contrário do que aconteceu no Carnaval, por exemplo.
A segunda-feira a seguir à Páscoa é geralmente dia de descanso em muitos concelhos do distrito de Bragança, associado às tradições religiosas, como as visitas pascais, mas também a costumes de confraternização com as iguarias típicas da época.
Em Freixo de Espada à Cinta, segunda-feira depois da Páscoa é mesmo feriado municipal, criado a partir da tradição antiga de “desfazer” o folar, que nesta região é recheado de carne de porco e enchidos.
A Câmara de Bragança, a capital de distrito, dá tolerância de ponto aos seus 365 funcionários na segunda-feira, mas por razões ligadas aos rituais religiosos da época, como acontece noutros municípios.
A autarquia justifica a decisão, tomada em reunião de Executivo, com o facto de se tratar “de uma tradição em Bragança, uma prática desde que há memória”.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário