segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vinhos: Sistemas de informação geográfica são fundamentais para gestão eficaz da vinha

Os sistemas de informação geográfica (SIG) são fundamentais para determinar em tempo real dados que permitem uma gestão mais eficaz das parcelas de vinha, defendeu um especialista em Miranda do Douro, no decurso das jornadas sobre a "A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho."
A importância dos aspetos geológicos de cada região vinícola, associados a fatores como castas utilizadas, segundo Agustín Muñoz, investigador da Universidade de Saragoça (Espanha são tão importantes como o clima, solo, geomorfologia, geografia e ação humana, para definir a qualidade final dos vinhos.
Neste contexto, defendeu o papel dos SIG, sistemas informáticos que permitem capturar, armazenar, tratar e apresentar informação georreferenciada. Para tal, incluem diversas tecnologias, como mecanismos de captura de imagens ou bases de dados.
O especialista falava numa iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Geólogos em parceria com o departamento de Geologia da Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro que decorre até domingo em Miranda do Douro sob o mote ‘A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho’.
"Para um vinho ganhar qualidade, o produtor tem de saber adaptar-se à geomorfologia, clima e solo de cada região produtora", acrescentou o investigador.
"Conhecer os aspetos geológicos de cada de região é um fator de vital importância par obter vinhos de qualidade superior", defendeu Agustín Muñoz, perante uma plateia composta por cerca de uma centena de participantes, entre eles investigadores portugueses e espanhóis da área da vinha e do vinho.
Segundo Munõz, é fundamental fazer uma análise por cada tipo de solo, muito condicionado pelo tipo de substrato que está por baixo de cada camada.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário