segunda-feira, 14 de maio de 2012

Actividades culturais marcam início das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino

O Município de Torre de Moncorvo assinalou o início das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino no passado dia 5 de Maio, Sábado, durante a tarde com a apresentação do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História” de Maria da Assunção Carqueja e ilustrado por Isabel Rodrigues Konrad e com a inauguração da exposição “D. Manuel I e o seu tempo…”
A cerimónia teve início com a leitura do foral que D. Manuel I atribuiu a Torre de Moncorvo em 1512, seguindo-se a apresentação do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História”. Esta obra procura dar a conhecer aos mais jovens a brilhante história da vila, contando as passagens mais marcantes da história de Moncorvo, em forma de poesia. A par da apresentação do livro esteve também patente no Centro de Memória de Torre de Moncorvo uma exposição de serigrafia com os desenhos que a Arquitecta Isabel Konrad criou para a ilustração do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História”.

A exposição “D. Manuel I e o seu tempo…”organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo é composta por 10 painéis ilustrativos do período de governação de D. Manuel I fazendo a sua contextualização tanto a nível cultural, político como económico. Patentes estão também os pergaminhos do Arquivo Histórico de Torre de Moncorvo, onde se destacam os forais e cartas de D. Manuel I.
A exposição ficará patente no Centro de Memória até ao final do ano de 2012.

Durante a cerimónia, os cerca de 80 participantes, tiveram a oportunidade de admirar o foral original outorgado por D. Manuel I, que se encontra ao abrigo do Museu Abade Baçal em Bragança, e que ficará em exposição até ao dia 18 de Maio, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário