sexta-feira, 25 de maio de 2012

Alfândega da Fé - Festa da Cereja comemora 30 anos


A Festa da Cereja que decorre entre 8 e 10 de Junho, comemora o trigésimo aniversário em 2012. A organização do certame promete esgotar os hotéis naquele concelho transmontano e bater o recorde de vendas daquele fruto. A festa inclui a apanha de cereja, passeios a pé, de bicicleta, de burro e de jipe.
De acordo com a autarquia de Alfândega da Fé, organizadora do evento, a crise obrigou a cortes no orçamento, mas não afectará o retorno turístico e económico da iniciativa, que se tornou na imagem de marca do município. 
A presidente da Câmara, Berta Nunes, garante que o hotel «está cheio», assim como as «escolinhas», antigas escolas primárias das aldeias que foram transformadas em pousadas.
Também o presidente da cooperativa agrícola, Eduardo Tavares, quer bater «o recorde alcançado há dois anos com 12 toneladas vendidas» durante os três dias da festa da cereja.
As expectativas são redobradas devido à abertura das novas estradas, o IP2 e o IC5, que os organizadores acreditam que irão atrair «mais visitantes pela proximidade e facilidade de deslocação».
A autarca espera que a crise não afecte o número de visitantes, que tem rondado os «10 a 15 mil» nas edições anteriores. A contenção financeira não deixou, no entanto, de afectar o orçamento do evento, que já chegou a custar «200 e 300 mil euros» e este ano fica pelos 40 mil euros.
Berta Nunes garantiu que as restrições não «afectarão a qualidade do certame», nem o que considera o mais importante: «o retorno económico para os produtores e para o turismo daquele que é o grande evento» do concelho.
Esta festa permite vender directamente ao consumidor, não só aos produtores de cereja, mas também de outros produtos regionais como queijos, azeite, compotas ou artesanato.
«Estamos a contribuir do ponto de vista económico para uma mais-valia para todos os produtores, mas ao mesmo tempo a Festa da Cereja tem-se constituído também como um evento turístico», afirmou.
Além de ser um ponto de venda, o certame proporcionará também um fim-de-semana com sabor a cereja pelos pomares da região, permitindo aos visitantes participarem na apanha do fruto ou fazerem passeios a pé, de bicicleta, de burro e de jipe.
Aqueles que quiserem deslocar-se a Alfândega da Fé têm também disponível uma nova ferramenta para orientação. Trata-se do «welcomeguides», um programa que permite a qualquer pessoa aceder, através do telemóvel, à mais variada informação sobre o concelho, desde pontos turísticos, à história da cereja e da festa ou como ali chegar, «de uma forma imediata e com muita informação gratuita», como realçou a autarca.
Do programa da Festa tem também animação musical e servirá de palco a grupos do concelho, como a escola municipal de teatro que vai animar o evento com o «bailinho da cereja».


in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário